terça-feira, 14 de maio de 2013

Otimização e simulação são temas de minicurso no ICMC

Luis Figueira
(foto:  site FEUP)
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) está com inscrições abertas até o dia 20 de maio para o curso de extensão Simulação-otimização: por que e como combiná-las? O curso será realizado no dia 23 de maio, das 18h às 23h, no auditório Luiz Antonio Favaro, no campus USP de São Carlos.

O objetivo da atividade é introduzir conceitos e maneiras de combinação e otimização com simulação. O minicurso será ministrado por Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira, doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. 

Figueira possui mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na mesma instituição. Em suas pesquisas, desenvolve métodos de otimização para a indústria de papel e celulose, com foco em problemas de planejamento e escalonamento da produção. 

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://goo.gl/lKODZ. São oferecidas 20 vagas, que serão selecionadas por ordem de chegada.


Programa do minicurso
  •  Simulação versus otimização
  •  Por que combiná-las?
  •  Como combiná-las?
  •  Tipologia de métodos; discussão das estratégias subjacentes 
  • Análise de estudo de caso

Bibliografia
  • Figueira, G., Almada-Lobo, B., 2013. Hybrid simulation-optimization methods: a taxonomy and discussion. Submitted for Simulation Modelling Practice and Theory – Special Issue on Simulation-Optimization of Complex Systems: Methods and Applications).

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br