quarta-feira, 8 de maio de 2013

Docente do ICMC toma posse na Academia Brasileira de Ciências

Créditos: Cristina Lacerda

Tomou posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) o professor Alexandre Nolasco de Carvalho, docente e vice-diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. A cerimônia ocorreu na última terça-feira (7), no Rio de Janeiro. 

O pesquisador, que assume uma das cadeiras na área de Ciências Matemáticas, foi eleito no final de 2012, junto com outros 35 cientistas de excelência em todas as áreas do conhecimento contempladas pela ABC. 

Carvalho é professor titular do ICMC desde 2001, onde atua no Departamento de Matemática (SMA). No Instituto, exerceu as funções de coordenador de pós-graduação, de chefe de departamento em duas oportunidades e, atualmente, de vice-diretor. 

É graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Mestre em Matemática também pela USP e Doutor em Matemática pelo Georgia Institute of Technology. Realizou programas de Pós-Doutorado na University of Nebraska System (EUA) e Universidad Complutense de Madrid (Espanha). 

Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Equações Diferenciais Parciais e Análise Funcional Não-Linear. 
Possui uma vasta produção científica em importantes periódicos nacionais e internacionais, tendo orientado diversos projetos de mestrado e doutorado.

A Diretoria do ICMC parabeniza o docente pelo reconhecimento e por sua contribuição singular para o avanço das ciências matemáticas.


Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666