sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto do ICMC é finalista do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web


O projeto AccessibilityUtil, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, e o Departamento de Ciência da Computação (DCC), da Universidade Federal de Goiás (UFG), está entre os 4 finalistas do Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, na categoria Tecnologias/Aplicativos. O resultado final será divulgado no dia 14 de junho, em cerimônia a ser realizada em São Paulo, SP.

Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web é promovido pelo W3C Escritório Brasil. O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam a sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS.

O projeto AccessibilityUtil é desenvolvido por Thiagon Jabur Bittar, doutorando em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC e docente da UFG; por sua orientadora, Profa. Dra. Renata Pontin de Mattos Fortes; e pelo mestrando Leandro Agostini do Amaral. 

Thiago Bittar
O objetivo do projeto é ser uma fonte de práticas de acessibilidade a partir de experiências de desenvolvedores, mediante colaboração dos mesmos num ambiente web, relacionando com as diretrizes de acessibilidade do consórcio regulamentador da rede, o W3C. O sistema funciona como uma rede social, recebendo experiências práticas e comentários gerais de desenvolvedores. Os usuários cadastrados podem visualizar, adicionar e avaliar artefatos, completando os critérios de acessibilidade para um deles a partir de uma metodologia colaborativa.

Mais informações sobre o projeto:  www.accessibilityutil.com

Veja mais informações e confira os outros finalistas no site do prêmio: http://premio.w3c.br


Palestra em evento sobre acessibilidade

Profa. Renata Fortes
Com o tema acessibilidade em evidência, a sociedade passa a debater também sua aplicação no ambiente web. Esse é um dos objetivos da 6ª edição do evento O sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade, ma iniciativa do do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos e com o São Carlos Clube.

Como parte das atrações do evento, a professora Renata Fortes ministrará no dia 1º de junho (sexta-feira), às 9h, a palestra Acessibilidade e Internet - desafios para nossa sociedade atual. A apresentação acontecerá nas dependências da UNICEP.

Paralelamente a essas palestras, realizam-se eventos desportivo-culturais, com apresentação de artes-plásticas, mostras fotográficas e diversos esportes adaptados. O evento é aberto à toda comunidade. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na UNICEP até o dia 31 de maio.

Mais informações e programação completa no site www.unicep.edu.br/osolnasceuparatodos/