Por: Davi Marques Pastrelo
Na próxima sexta-feira, 18 de maio, cerca de 350 estudantes de três escolas públicas de São Carlos irão conhecer o campus da USP em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, ocorrido em 6 de maio. Eles participam de um projeto coordenado pela professora Miriam Utsumi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no qual alunos do curso de Licenciatura em Matemática desenvolvem atividades diferenciadas de ensino, sob sua orientação e dos professores Edna Zuffi, Esther Prado e Seiji Isotani, e supervisão das professoras Anieli Gatti (E.E. Ary P. Neves), Maria Laura Trindade (E.E. Álvaro Guião), Maria Amélia Correia do Nascimento e Valéria Scopim (E.E. Sebastião de Oliveira Rocha).
Ao todo serão 80 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Álvaro Guião, 90 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Ary Pinto das Neves, 101 alunos do ensino fundamental e 71 do ensino médio da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.
A visita dos alunos ao campus terá início às 7h e se encerrará às 15h30. Às 8h e às 12h30, o professor Leandro Aurichi apresentará uma palestra sobre figuras estranhas para os alunos do ensino médio. Nesse período, a professora Franklina Toledo e o professor Elias Helou Neto farão uma palestra sobre otimização, mostrando a utilização da Matemática em problemas cotidianos. Ainda durante a manhã, o observatório astronômico do campus oferecerá uma visita monitorada. Já os alunos do ensino fundamental assistirão a “contação de histórias” de Malba Tahan e participarão de jogos didáticos de matemática.
Ambos os grupos (fundamental e médio) participarão de oficinas de robótica com o professor Eduardo Simões, e de demonstrações de experimentos junto ao grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Haverá ainda gincanas nas quadras esportivas do campus, onde os estudantes do ensino fundamental resolverão desafios de matemática.
Dia Nacional da Matemática
No dia 6
de maio é comemorado o Dia Nacional da
Matemática. A data foi proposta pela Sociedade Brasileira de Educação
Matemática (SBEM), em homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de
Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e autor de grandes obras
como O homem que calculava.
Júlio César de Mello e Souza, nasceu em 6 de maio de 1895 no
Rio de Janeiro, foi Professor Emérito da Faculdade Nacional de Arquitetura, do
Colégio D. Pedro II. Ao longo de sua vida, escreveu cerca de 120 livros sobre
matemática recreativa, didática da matemática, história da matemática e
literatura infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de
exemplares.
Sua obra mais popular, O
Homem que Calculava (com mais de 40 edições), conta a história de um árabe
que, em suas andanças pelo deserto, usa a matemática para resolver problemas
característicos da cultura de seu povo.
A obra foi premiada pela Academia
Brasileira de Letras em 1972, sendo traduzida para vários idiomas.
Informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666