quarta-feira, 23 de maio de 2012

Delegação da Purdue University visita o ICMC

Por: Davi Marques Pastrelo


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu na última quinta-feira (17) uma delegação da Purdue University, dos Estados Unidos. Fizeram parte do grupo  William Anderson, professor associado da Instituição, e mais seis alunos, sendo um de doutorado e cinco de graduação. 

A delegação veio ao Brasil para visitar instituições de ensino e pesquisa. O objetivo da visita ao ICMC foi estabelecer contatos para futuras parcerias. Inicialmente a visita buscou colaboração em pesquisas na área de sensoriamento remoto embarcado, na qual a Purdue University possui conhecimento avançado, desenvolvendo aplicações para a agricultura. Foi discutida também a possibilidade de intercâmbio de estudantes entre as instituições. Outra delegação virá ao Instituto no segundo semestre para acertar mais detalhes sobre esse intercâmbio. 

A visita teve início às 9h, com recepção pelos professores Onofre Trindade Júnior e Paulo da Veiga, além de outros pesquisadores. Às 11h, aconteceu a demonstração do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) Tiriba, na pista de aeromodelismo da ASA-UFSCar. Na parte da tarde, foi realizada uma visita à sede da Embrapa em São Carlos, e em seguida foi feita uma sessão de apresentações institucionais da Purdue University, do ICMC e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Sistemas de Embarcados Críticos (INCT-SEC). 

Informações
Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do ICMC
Tel. (16) 3373-8163