segunda-feira, 7 de maio de 2012

Janelas Virtuais do ICMC inova em interação

Projeto em software livre traz informação e promove a participação da comunidade através de telas nos corredores da instituição

Por: Davi Marques Pastrelo e Rodrigo Peronti

Tela localizada no Bloco ICMC-1
O projeto Janelas Virtuais, promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, oferece uma nova alternativa de interação entre alunos, docentes e funcionários do Instituto. O objetivo do projeto é divulgar as notícias, os eventos e as atividades do ICMC por meio de telas posicionadas estrategicamente nos corredores, além de estimular a participação do público interno através de redes sociais. 

O sistema é desenvolvido em software livre por bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que neste ano oferece duas vagas através do Programa Aprender com Cultura e Extensão. Podem participar da seleção os alunos que fizeram a pré-inscrição no Papfe/Coseas, que devem inscrever-se no projeto até o dia 15 de maio, pelo sistema JúpiterWeb.

Aba social
Atualmente, participa do desenvolvimento do Janelas Virtuais o aluno Matheus Martins Teixeira, do curso de Bacharelado em Ciências de Computação. “Assumi o projeto em 2011 e encontrei um trabalho com bastante perspectiva. O maior desafio é atrair os alunos, professores e funcionários do ICMC, colocando conteúdo de interesse nas telas, além de contar com a ajuda do próprio público para a divulgação de conteúdo”, explica Matheus.

O sistema é composto por widgets, ou abas, cada uma com sua finalidade específica: calendário e relógio; previsão do tempo; cardápio do restaurante universitário; palestras e defesas; notícias da sala de imprensa; álbum de fotos; e a aba social. Os conteúdos externos podem ser acessados via QR-Code, que é um código de barras que pode ser fotografado com o uso de tablets ou smartphones.

A aba social permite a participação de qualquer pessoa por meio da rede social Facebook. Para isso, o usuário deve ingressar no grupo ICMC Social e observar o Código de Ética da USP e demais normas internas. A partir daí, poderá postar mensagens, que aparecerão nas telas em tempo real.

Na escala evolutiva do projeto, as telas apresentam um dinamismo maior, com movimentos diversificados que chamam a atenção para o conteúdo exibido. A organização, apresentação e o espaço para a difusão de informações também vêm sendo aprimorados. Segundo Matheus, ainda há mais inovações em estudo. “Estamos pesquisando métodos para que o monitor possa ser instalado tanto na vertical como na horizontal. Além disso, também estamos analisando a possibilidade de colocar uma aba com vídeos”, acrescenta o bolsista.

Origem e licença

O Janelas Virtuais é baseado em um sistema de código aberto criado em 2008 por um ex-aluno do ICMC. O TelaSocial foi desenvolvido por Márcio Galli, egresso do curso de Bacharelado em Ciências de Computação, que hoje é empresário e já trabalhou para a Mozilla (que desenvolve o navegador Firefox), cuja infraestrutura serviu de base para o projeto.

Um dos fatores do projeto original que possibilitou sua adaptação para o Janelas Virtuais é a construção do software em código aberto. “Desta forma, quem quiser contribuir com o projeto, ou mesmo desenvolver o seu próprio trabalho, pode utilizar o conhecimento apreendido através do TelaSocial, e até mesmo do nosso projeto atual”, explica Matheus. Assim, o Janelas Virtuais poderá ser utilizado por outras instituições como um software livre e se torna, dessa forma, uma ferramenta ao dispor da sociedade.

Aprender com Cultura e Extensão

O programa promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP tem como finalidade fomentar as ações de cultura e de extensão por meio das atividades do corpo discente, de forma a contribuir para a sua formação universitária. Dessa maneira, o programa apóia estudantes regularmente matriculados na graduação a desenvolverem projetos com temáticas voltadas para os desafios das realidades intra e extra-universidade, como é o caso do Janelas Virtuais.

Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666