terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia do Desafio mobiliza comunidade do ICMC

Por: Davi Marques Pastrelo 



No próximo dia 30 de maio, quarta-feira, acontecerá o Dia do Desafio, competição internacional onde duas cidades de porte similar disputam para ver qual delas consegue mobilizar mais pessoas em atividades físicas por pelo menos 15 minutos. A cidade de São Carlos participará do desafio, competindo desta vez contra o município de Mesquita, RJ. 

Ciente do benefício físico e social que a ação proporciona, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, promoverá entre 9h30 e 10h uma sessão de ginástica laboral, com alongamento e aquecimento. As atividades ocorrerão no jardim interno do bloco 3, mas em caso de chuva poderão ser transferidas para o saguão térreo do bloco 2 (biblioteca).

Qualquer pessoa pode participar, não sendo necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao local vestindo uma roupa confortável e, de preferência, a camiseta dos 40 anos do ICMC. Quem não tiver a camiseta pode adquiri-la na Seção de Eventos.

A ação será coordenada pela educadora física Andreza Marques Simões, do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP. A atividade é uma iniciativa conjunta da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) e da Comissão Interna de Prevenção à Acidentes (CIPA) do ICMC.


Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado em 1983 no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. 

No Brasil, o evento é coordenado desde 2000 pelo SESC. São Carlos possui um bom histórico de participações, tendo registrado em 2009 a mobilização de cerca de 30% da população. No ano seguinte, esse índice subiu para 34%. Os resultados deste ano serão divulgados no início de junho.