segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pós-doutorado amplia interação do ICMC e do INCT-SEC com instituições internacionais

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC

A Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa finalizou seu pós-doutorado no Fraunhofer - Institute for Experimental Software Engineering (Fraunhofer IESE), na Alemanha, em janeiro deste ano. Ela é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

Entre os principais resultados alcançados, a professora destaca que a vivência internacional permitiu o estabelecimento de sólida cooperação e interação com instituições de renome no exterior, em particular, na Alemanha, França, Holanda e Itália. “Em termos científicos, pesquisas em conjunto nas áreas de Arquitetura de Software, Sistemas Embarcados e Linha de Produto de Software originaram contribuições relevantes e inéditas que, no final, poderão colaborar para o desenvolvimento mais efetivo de sistemas embarcados”.

A pesquisa, que teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), investigou como arquiteturas de referência, um tipo específico de arquitetura de software, podem ser utilizadas como base para o estabelecimento de linhas de produto de software, direcionadas a sistemas embarcados críticos.

Considerando a área de Robótica, por exemplo, o estabelecimento de uma arquitetura de referência para essa área trará benefícios, uma vez que facilita a construção de novos sistemas, bem como a reestruturação de sistemas já existentes dessa área. Além disso, a Profa. Elisa destaca que “focar atenção na arquitetura de sistemas robóticos poderá facilitar evoluções desses sistemas, inclusive com a possibilidade de reaproveitar partes de códigos prontos em outros robôs”.

Na Alemanha, a pesquisadora foi supervisionada pelo Prof. Dr. Dieter Rombach, diretor-executivo do Fraunhofer IESE e professor titular da Universidade de Kaiserslautern. Também trabalhou com o Dr. Martin Becker, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados do Fraunhofer IESE. Além disso, envolveu-se nas diversas pesquisas sendo conduzidas por pesquisadores do Fraunhofer IESE e na Universidade de Kaiserslautern.

Futuro

A Profa. Elisa ressalta que seu pós-doutoramento abriu uma oportunidade de cooperação concreta com os pesquisadores do exterior, que inclui a vinda de professores visitantes ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos – sede do INCT-SEC – e “também a possibilidade de coordenação e condução de projetos de pesquisa, tendo a participação de professores e pesquisadores do exterior e também do Brasil, em particular, do INCT-SEC”.

Além disso, a pesquisadora está tendo a oportunidade de co-orientar alunos de mestrado e doutorado da instituição aonde foi conduzido o pós-doutorado, o que tem também contribuído para sua experiência pessoal e consolidação do conhecimento em áreas de pesquisa de ponta.

Mais informações: E-mail: imprensa@inct-sec.org