quinta-feira, 10 de maio de 2012

Café com Cultura reúne história de São Carlos e obras de arte

ICMC lança o evento Café com Cultura, com palestra sobre marcos históricos de São Carlos e exposição artística

Um dos objetivos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP é promover ações que atuem como elementos aglutinadores do conjunto da universidade, por meio de atividades que façam interlocução com a sociedade. Alinhada à esse objetivo, a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realiza o Café com Cultura.

O Café com Cultura baseia-se em encontros mensais abertos ao público, na forma de palestras,  exposições, discussões sobre livros, apresentação de filmes, etc. Como forma de promover e incentivar a participação, haverá no último encontro de 2012 o sorteio de um prêmio, onde concorrerão os participantes das sessões realizadas durante o ano. Quanto maior a regularidade na participação, maiores as chances de ganhar.


Palestra sobre marcos históricos de São Carlos

O primeiro evento da edição 2012 do Café com Cultura acontecerá na próxima quarta-feira, 16 de maio, e unirá os temas história e arte. A palestra Marcos históricos de São Carlos e algumas curiosidades será ministrada pelo artista plástico e historiador Antonio Alfonso Luciano, e terá início às 17 horas, no Auditório Pau-Brasil, no bloco ICMC-6.

A apresentação introduzirá ao público os conceitos de memória e patrimônio cultural, bem como  critérios para tombamento e iniciativas de conservação. O palestrante falará sobre a importância de conscientização do público para a preservação e conservação da memória histórica, cultural e arquitetônica. No contexto de São Carlos, abordará o processo histórico de povoamento do município, a formação da cidade como pólo tecnológico e seus os principais marcos históricos.


Exposição artística Transformutação

Antonio Alfonso e sua obra
representando Albert Einstein
Foto: Revista Laica
Em seguida, os participantes poderão visitar a exposição artística Transformutação, de autoria de Alfonso, que ficará aberta ao público no saguão térreo da Biblioteca Prof. Achille Bassi. Utilizando a técnica de aramado moldado, Antônio começou a desenvolver formas que originaram uma série de esculturas com a temática de ciência e filosofia. “Explorando novos materiais para a confecção de esculturas, encontrei na tela de metal a possibilidade de usar sua capacidade de articulação e transformação quase como numa ficção científica”, explica o artista.

Suas obras já passaram por vários países do mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Portugal, Israel e Argentina.


Sobre o palestrante

Autodidata desde 1980, Alfonso começou com materiais de artesanato, como metal e cerâmica. A partir de 1982, o desenho, a pintura e a escultura já eram pontos de apoio para buscar novas técnicas e explorar outros materiais.

Desde 2007, Alfonso trabalha como artista residente no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP em São Carlos. Faz ilustrações para temas científicos, como no livro Olhares de Janus, do professor Sérgio Mascarenhas, e 45 anos que Abalaram o Mundo: dos Raios X à Bomba Atômica, do professor R. Cesáreo. Trabalhou com apoio técnico em projetos, construção de maquetes, confecção de prêmios e troféus concedidos a personalidades e instituições científicas do Brasil e outros países. Ministrou diversos cursos de artes e participou de atividades de restauro e conservação de patrimônios históricos municipais. 

Alfonso é também licenciado em História pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) de São Carlos.


Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146