quarta-feira, 9 de maio de 2012

ICMC lança série sobre carreiras em Matemática, Computação e Estatística

Por: Rodrigo Peronti/  Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, foi criado em 1971 e desde aquela época oferece formação de alto nível nas áreas de Matemática, Computação e Estatística. Atualmente, o Instituto possui oito cursos de graduação Matemática (Bacharelado e Licenciatura); Matemática Aplicada e Computação Científica (Bacharelado); Ciências da Computação (Bacharelado); Sistemas de Informação (Bacharelado); Estatística (Bacharelado); Engenharia de Computação; e Ciências Exatas (Licenciatura).

Com tantas opções e nomes parecidos, fica difícil para um aluno do ensino médio decidir qual é a área ideal para construir uma carreira. Nessa hora, o estudante percebe que apenas o gosto por uma área não define o seu rumo dentro de uma universidade. Afinal, como saber se o aluno que gosta de matemática vai se dar melhor em bacharelado ou licenciatura? Ou mesmo em estatística ou matemática aplicada?

Para esclarecer estas e outras dúvidas, é necessário saber o que cada um desses cursos tem a oferecer durante a graduação e também depois, no mercado de trabalho. Para isso, o Instituto apresenta a série ICMC Carreiras, que explica (e exemplifica) as particularidades de cada área de formação. A cada semana, será abordada uma das áreas de atuação do Instituto.

Matemática

Em quais áreas do mercado de trabalho um matemático pode atuar? Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os alunos que pretendem ingressar em um curso de matemática e engana-se quem pensa em um matemático somente como professor ou em qualquer outra função do setor acadêmico. O profissional formado em matemática pode trabalhar em diversas áreas do mercado, como empresas dos setores público e privado, por exemplo, bancos, financeiras, petroleiras, montadoras de automóveis, fábrica de calçados, etc.

O segredo para se tornar um profissional competente, com várias opções de trabalho nesta área, está no gosto pelos estudos e na boa formação acadêmica. Pensando nisso, o ICMC oferece cursos onde o ensino da matemática está ligado a outras áreas, como computação e pedagogia, fundamentais para a atualidade. Dessa forma, a matemática do Instituto disponibiliza várias possibilidades bem atraentes, que vão desde oa Licenciatura em Ciências Exatas, passando pelo Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, até o Bacharelado em  Matemática Aplicada e Computação Científica.

Computação

Já ouviu falar em sistemas ou tecnologias de informação? E em sistemas embarcados críticos? Estes são alguns dos termos presentes na área de Computação, eles estão no meio de outros já bem populares, como robótica, eletrônica, hardware, software, web, dentre outros. E tudo isso é um pouco do que os alunos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Ciências da Computação e Engenharia da Computação do ICMC veem com frequência durante os estudos.

A carreira na área de computação oferece um amplo leque de escolhas para os profissionais. As oportunidades de emprego estão nas áreas da indústria, comércio, empresas públicas e privadas e também na criação do próprio negócio. Para atender a necessidade do mercado de trabalho e contribuir com pesquisas na área acadêmica, o ICMC investe em cursos de qualidade, que são destaques nacionais e internacionais na área de tecnologia.

Estatística

A quantidade de eleitores que preferem um ou outro candidato durante as eleições, a probabilidade de um investimento dar certo ou errado, ou mesmo a definição da estratégia de mercado em diversas empresas. Estes são alguns exemplos do trabalho de um estatístico. Dados, gráficos, números e prazos fazem parte do dia-a-dia deste profissional, que pode atuar em quase todas as áreas do mercado.

O estatístico tem que resolver problemas e tomar decisões em todos os tipos de situação. Dessa forma, precisa ter o raciocínio rápido e certeiro, além de ter uma boa noção de marketing e de organização social. Através do curso de Bacharelado em Estatística, o ICMC está apto para formar profissionais com este perfil, apresentando uma grade curricular atual e abrangente, proporcionando ao aluno a experiência prática e teórica na área.

A série ICMC Carreiras

Essa foi apenas uma breve síntese sobre as três grandes áreas de atuação do Instituto. A cada semana, uma delas será abordada mais profundamente, de forma a facilitar o entendimento do leitor e do vestibulando sobre as características de cada curso e do mercado de trabalho. Saiba mais sobre a graduação no ICMC na página dos cursos: http://www.icmc.usp.br/~grad/cursos.html

Informações:
Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639
grad@icmc.usp.br