sexta-feira, 17 de junho de 2016

Oito projetos para infraestrutura de laboratórios são apresentados em workshop

Projetos foram apresentados no dia 1º de junho

Visando proporcionar um ambiente que estimule e favoreça o desenvolvimento de trabalhos de interesse dos alunos e relevantes para sua formação, a Comissão Gestora Administrativa da Engenharia de Computação (CGA-EC) realizou uma chamada de projetos de Laboratórios de Incentivo e Apoio a Ensino, Pesquisa e Extensão. As oito propostas registradas foram apresentadas no dia 1º de junho em um workshop realizado no Anfiteatro do prédio da Engenharia de Computação, na Área 2 do campus da USP em São Carlos.

Os espaços foram pensados para o curso de Engenharia de Computação, oferecido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, mas também podem acolher atividades em parceria com outras áreas. Os proponentes descreveram toda a infraestrutura necessária – equipamentos, sistemática de trabalho e apoio operacional – e tiveram até 10 minutos para apresentar sua proposta à comunidade acadêmica presente.

Acompanharam e avaliaram os projetos os chefes dos departamentos de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, Denis Vinicius Coury, e de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC, Alexandre Cláudio Botazzo Delbem, além de alunos e professores do curso e docentes da Comissão de Coordenação do Curso de Engenharia de Computação.

Os laboratórios pretendem hospedar atividades no segmento de ensino, para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso, atividades extracurriculares e experimentações "livres". Também abrangem iniciativas de pesquisa e inovação, pensando no favorecimento à iniciação científica, remunerada e voluntária, além de poderem contribuir nos projetos de extensão ou outros que estimulem o estudo complementar e a prática de conceitos da área.

De acordo com o membro da CGA-EC e chefe do SSC, professor Delbem, o evento serviu como um momento de integração para que as partes interessadas conheçam e discutam as propostas de melhoramento do ensino, estrutura e ambientes acadêmicos. "É um momento para que haja um desenvolvimento do curso para um patamar mais elevado envolvendo outros aspectos de aprendizagem, não voltado apenas para as disciplinas", comentou.

O chefe do SEL, professor Coury, que também é membro da Comissão, salientou que a iniciativa de lançar um edital para a submissão dos projetos partiu após a construção da terceira fase do prédio que abriga o curso na Área 2 do Campus, o qual dispõe de um espaço grande com capacidade para instalações de laboratórios inovadores para os estudantes.

"Os projetos são excelentes do nosso ponto de vista, e acredito que há espaço para conciliar todos. Esse edital foca no curso de Engenharia de Computação, mas não impede que alunos de outros cursos possam participar, pois os laboratórios serão multidisciplinares e integrados, permitindo que os usuários compartilhem ideias e experiências", comentou Coury.



Ampliando as possibilidades de ação, o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) apresentou a proposta de apoiar o potencial empreendedor dos alunos, por meio de um ambiente de pré-incubação para o desenvolvimento de uma empresa semente ou de uma startup. "Muitos projetos morrem entre a fase inicial da ideia e o processo de consolidação de uma empresa. Nossa proposta é fornecer o suporte necessário para o aluno buscar com maior clareza os seus caminhos e as oportunidades de recursos e parcerias", comentou o membro da equipe da EESCin, Rosane Aranda.

Ao final das apresentações, o público presente preencheu um questionário opinativo sobre as propostas. Considerando esse registro, além da análise técnica dos projetos, a CGA-EC irá avaliar as possibilidades de implementação. A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 15 de julho.

Aproveitando o público reunido, no mesmo dia do workshop, durante o período da tarde, a Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação (Saecomp) utilizou o espaço para realizar o Fórum da Engenharia de Computação, com o intuito de debater alguns problemas do curso e coletar opiniões sobre possíveis soluções, com vistas à elaboração de um documento oficial para ser encaminhado aos órgãos responsáveis.

Conheça as propostas apresentadas:
Nome do projeto
Responsável
Professor José Carlos de Melo Vieira Jr
Professor Fernando Santos Osório
Gabriel Simmel Nascimento
Professor Maximiliam Luppe
Professor Maximiliam Luppe
Professor Paulo Sérgio Lopes de Souza
Professor Eduardo do Valle Simões
Rafel Lang

Texto e fotos: Keite Marques - Assessoria de Comunicação da EESC

Mais informações
Departamento de Sistema de Computação do ICMC: (16) 3373.9655 ou 3373.883
E-mail: ssc@icmc.usp.br