quinta-feira, 30 de junho de 2016

Escola Brasileira de Probabilidade acontece de 4 a 9 de julho no ICMC

Discutir o futuro da pesquisa na área de probabilidade é uma das metas dos pesquisadores que participarão da 20ª edição do evento


A probabilidade estará no centro das discussões a partir da próxima segunda-feira, 4 de julho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando começa a Escola Brasileira de Probabilidade, um evento internacional e tradicional nessa área de pesquisa, que está em sua 20ª edição e acontecerá pela primeira vez no Instituto.

Criada com o intuito de se tornar um fórum de discussões para os pesquisadores da área, estimulando a troca de experiências e o estabelecimento de novas colaborações, a Escola também é uma oportunidade para os estudantes que desejam atuar nesse campo iniciarem sua trajetória acadêmica. “Ao longo dos anos, a participação dos pesquisadores estrangeiros no evento foi aumentando. Hoje, a Escola é fundamental para quem atua na área e contribui para definir as orientações e interesses dos participantes”, revela o professor Paulo da Veiga, do ICMC. Veiga coordena a iniciativa juntamente com os professores Roberto Imbuzeiro, do  Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e Luiz Renato Fontes, do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Minicursos, palestras, sessões plenárias e de pôsteres fazem parte da programação do evento, que se encerrará sábado, 9 de julho. Entre os destaques da programação está a palestra Periodic Orbits for Stationary Hamiltonian Systems I, que será ministrada pelo professor Fraydoun Rezakhanlou, da Universidade da Califórnia, Berkerley, na segunda-feira, dia 4, a partir das 15 horas. Outro destaque é a palestra Set estimation from reflected Brownian motion, do professor Ricardo Fraiman, da Universidade da República, do Uruguai, que será ministrada na quinta, dia 7, também a partir das 15 horas. 

As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Escola ou no credenciamento para o evento, no dia 4, a partir das 9 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC. A taxa varia de R$ 350,00 (estudantes, mestres e doutorandos) a R$ 500,00 (demais pesquisadores). Realizada pelo ICMC e pelo IMPA, a Escola conta com o apoio de diversas instituições, tais como Bernoulli Society, Capes, CNPq, FAPEMIG, FAPERJ e FAPESP.



Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373-9622
E-mail: ebp@impa.br