terça-feira, 7 de junho de 2016

Aproximação entre o ensino médio e a Universidade: alunos de Bauru visitam o ICMC

Os 24 estudantes vieram de Bauru, conheceram o ICMC e receberam o guia Faça Parte do Futuro

Um grupo de estudantes que cursa o primeiro e segundo ano do ensino médio visitou, na última sexta-feira, 3 de junho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os 24 alunos da escola FourC Bilingual Academy, de Bauru, conheceram a estrutura do Instituto, conversaram com professores e puderam conhecer mais sobre a vida universitária.

Os visitantes foram recebidos pela aluna Ana Paula Lima, que cursa Ciências de Computação no ICMC, e levou os adolescentes à Biblioteca Achille Bassi e ao Museu da Computação Odelar Leite Linhares. Ela contou um pouco de sua experiência como graduanda, explicou como é seu curso e mostrou que há diversas oportunidades no mercado de trabalho, além de responder às perguntas dos estudantes.

Depois, foi a vez dos professores Thiago Pardo, Esther Prado e Fernando Paulovich conversarem com os alunos. Pardo falou sobre os cursos que o Instituto oferece, suas possibilidades de carreira e explicou a diferença entre Engenharia de Computação, Ciências de Computação e Sistemas de Informação. Já Esther falou sobre os cursos da área de matemática e as possibilidades de atuação no mercado de trabalhado como bacharel ou licenciado. Para encerrar, Paulovich contou sua trajetória profissional até se tornar docente do Instituto e respondeu a uma série de perguntas dos jovens. Os professores ainda falaram sobre os intercâmbios que a Universidade oferece e ressaltaram que muitos alunos do ICMC foram para o exterior ou lá estão.

“Esse tipo de visita é um prática regular da nossa escola, que permite aos alunos conhecerem as instalações e os professores não só de universidades públicas, mas de particulares também. Isso contribui para que eles possam tomar a decisão correta na hora de escolher qual delas prestar”, afirma Roberta da Silva, coordenadora do programa High School da FourC. 

Algumas curiosidades também foram exibidas aos visitantes, como o ranking das melhores profissões do mundo, em que empregos relacionados a computação e matemática estão entre os mais bem colocados. “É importante a gente ter esse contato com a universidade antes de prestarmos o vestibular pois, muitas vezes, ainda não temos certeza do que queremos fazer e, a partir de uma conversa com esses professores, podemos mudar nossa ideia”, finaliza Luiz Sabage, de 16 anos, aluno do segundo ano do ensino médio.

Estudantes visitaram o Museu de Computação Odelar Leite Linhares

Texto e fotos: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Site do Território do Bixo: www.territoriodobixo.icmc.usp.br
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br