terça-feira, 28 de julho de 2015

ICMC recebe inscrições para o Simpósio de Matemática para a Graduação

Evento acontecerá de 26 a 28 de agosto na USP em São Carlos; inscrições vão até o dia 14.


Despertar o interesse pela pesquisa na área de matemática, apresentando aos alunos de graduação a abrangência das áreas nas quais podem atuar. Esse é um dos objetivos do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM 2015), que terá sua 18ª edição realizada entre os dias 26 e 28 de agosto no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

O SiM é voltado para alunos de graduação da área, mas qualquer interessado pode participar. São discutidos temas como pós-graduação, pesquisa e mercado de trabalho, e os participantes ficam em contato com outros acadêmicos e profissionais. “O SiM é uma oportunidade para que se diminua a distância entre alunos e professores e para que eles expressem em público sobre os temas que têm estudado em suas iniciações científicas", ressalta a professora Thaís Jordão, da comissão organizadora.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento até o dia 14 de agosto. Essa é também a data limite para submissão de trabalhos, tanto para apresentação oral como na forma de painéis. Após essa data, será possível apenas inscrever-se pessoalmente no início do evento. O valor da taxa é de R$ 30,00. 

Programação "matemágica"- O SiM 2015 contará com palestras, mesas redondas e oficinas com temas ligados à matemática pura, educação matemática, matemática aplicada e estatística. "Uma das principais características é a interdisciplinaridade das áreas contempladas pelo simpósio", afirma Thaís. Essas atividades têm a participação de pesquisadores e estudantes do ICMC e de outras instituições, bem como de profissionais que estão atuando no mercado.

A palestra de abertura será apresentada por Pedro Malagutti, professor da Universidade Federal de São Carlos, com o título "Mágicas com fundamentação matemática". Haverá também uma oficina de origami, ministrada pelo aluno do ICMC Theófilo Okada. E os estudantes que fizerem as melhores apresentações orais e de painéis serão premiados com a Medalha Garfields, criada na última edição do SiM e inspirada na conquista do matemático carioca Artur Avila, o primeiro brasileiro a ganhar uma Medalha Fields. 

Medalha Garfields premia apresentações orais e painéis
(crédito: Reinaldo Mizutani)

Sobre o evento - O SiM é um evento realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática (SMA) e Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O simpósio faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento foca na divulgação da matemática no Brasil e, especificamente, na região central do Estado de São Paulo. O SiM conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Mais informações:
Site do evento: sim.icmc.usp.br
Página no Facebook: www.icmc.usp.br/e/21c4e
Seção de Eventos do ICMC: e-mail eventos@icmc.usp.br / telefone (16) 3373-9622