quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mais de 6 mil visitantes puderam conhecer os cursos do ICMC na FEPUSP em Lorena

O vice-reitor da USP (mais à esquerda); o diretor da EEL;
a pró-reitora de cultura e extensão da USP
e a professora Solange Rezende (mais à esquerda)

Tornar os cursos e carreiras da USP mais conhecidos na região do Vale do Paraíba foi um dos principais objetivos da 13ª Feira de Profissões da USP – Campi do Interior realizada na Escola de Engenharia de Lorena (EEL). O evento reuniu mais de 6 mil visitantes, nos dias 25 e 26 de junho, e contou com a presença do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, bem como das demais unidades que fazem parte do campus da USP em São Carlos.

Esse propósito foi destacado durante a abertura da Feira tanto pela pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, quanto pelo diretor da EEL, Antonio Marcos de Aguirra Massola. “O compromisso iniciado há poucos anos com o Vale do Paraíba e com a Escola de Engenharia de Lorena agora se torna definitivamente uma relação sólida e duradoura”, afirmou a pró-reitora. Para Massola, “essa foi a primeira vez que recebemos a feira e é um fato extremante significativo para a cidade e para toda a região”.

O vice-reitor Vahan Agopyan, bem como Maria Arminda, saudou e estimulou todos os jovens presentes a conhecerem o que a USP pode oferecer. “Estou muito satisfeito em vê-los visitando a USP e vou ficar ainda mais contente se voltarem no início do próximo ano como alunos de nossa universidade neste ou em outros campi”, declarou Agopyan.



O ICMC mais conhecido - Os estudantes que visitaram os estandes das unidades da USP em São Carlos puderam conhecer as carreiras e os cursos oferecidos, além de obter informações sobre a infraestrutura do campus.

Juan Francisco, de 17 anos, de Caçapava, ao visitar o estande do ICMC e participar de palestra ficou fascinado com a forma pela qual os celulares são construídos. Além disso, destacou a importância da troca de experiências: “o contato direto do estudante do ensino médio com alunos e professores da Universidade nos permite conhecer melhor a realidade do ensino superior”.

Os estudantes receberam o novo guia Faça parte do futuro, criado pelo ICMC especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos (o material também está disponível online em PDF e no ISSUU) e puderam se divertir com pequenos robôs, jogos e o objeto da área de educação matemática chamado Torre de Hanói.

“Um evento como esse permite que os estudantes da região do Vale do Paraíba tenham conhecimento dos cursos existentes na USP e possam sonhar em se tornar um aluno da nossa Universidade, lutando para conquistar uma das nossas vagas”, afirmou a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, Solange Rezende.

Para o educador Herbert Alexandre João, membro da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), a “feira foi muito produtiva e contou também com muitos alunos da região Sul Fluminense, especialmente, aqueles matriculados em escolas públicas que puderam conhecer os cursos e a nova possibilidade de ingresso via Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O estande do IFSC foi destaque com experimentos do laboratório de ensino e muitos alunos mostraram interesse pelos nossos cursos e se surpreenderam com as inúmeras possibilidades de mercado de trabalho”. 

Para a professora Ana Carolina Rodrigues dos Santos, também de Caçapava, é “ótimo ter uma feira desse porte na região e muitos alunos não tinham ideia da variedade dos cursos que existem, especialmente dentro da própria engenharia, que é uma área bastante procurada e cuja oferta de vagas é limitada no Vale do Paraíba”.

Esses alunos tiveram a oportunidades de obter informações detalhadas sobre os 10 cursos oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), além de conhecer o último protótipo da Equipe EESC USP Formula SAE e do futebol de robôs do grupo Warthog Robotics.

"A feira oferece mais visibilidade à qualidade de ensino produzido na EESC ao divulgar as pesquisas e os trabalhos de extensão por meio de protótipos e de inovações produzidas em prol da sociedade. Dessa forma, nossa participação na feira evidencia como transcorre a vida acadêmica no campus em São Carlos", ressaltou Francisco Vecchia, do Departamento de Hidráulica e Saneamento e presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EESC.

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) também apresentou materiais informativos sobre o curso oferecido e uma réplica da Torre Eiffel, produzida no próprio Instituto.

Para a professora Elisabete Moreira Assaf, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Química (IQSC), “além de gratificante é de fundamental importância contribuir com informações para que os jovens estudantes, em fase de escolha do futuro profissional, possam esclarecer dúvidas e conhecer melhor a profissão que pretendem seguir e o respectivo mercado de trabalho”.

Elisabete finalizou: "As Feiras de Profissões permitem um diálogo direto com a sociedade, reunindo num mesmo ambiente: jovens em busca de informação, universitários, pesquisadores e todos os interessados nos vários cursos de graduação oferecidos pela Universidade".


Confira o álbum de fotos do evento na página do ICMC no Facebook!

Por Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus (PUSP-SC), com a colaboração das Assessorias de Comunicação e Eventos do ICMC, IFSC, EESC, IQSC e IAU

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br