quarta-feira, 8 de julho de 2015

Campus da USP em São Carlos marcará presença na 67ª Reunião Anual da SBPC

O evento será realizado em São Carlos e contará com mais de 200 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação



A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontecerá de 12 a 18 de julho, no campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e terá como tema Luz, Ciência e Ação, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em diversos países. Professores e pesquisadores de diferentes unidades do campus da USP em São Carlos vão desenvolver atividades durante o evento.

Os interessados em participar ainda poderão realizar inscrições durante o evento, a partir do dia 12. A abertura da 67ª Reunião Anual acontece no domingo, dia 12, às 18 horas, no Bazuah Centro de Eventos. A conferência inaugural acontece na segunda-feira, dia 13, às 10h30, no Teatro Florestan Fernandes, e será proferida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. A partir daí, a programação científica - que também pode ser conferida no site oficial - segue até a sexta-feira, dia 17, com 211 atividades, sendo 64 conferências, 62 mesas redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, 5 assembleias e 4 encontros. Para as sessões de pôsteres, está prevista a apresentação de 2,9 mil trabalhos, sendo 1.066 destes de estudantes que participarão da Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Outra atividade que acontece ao longo de toda a Reunião Anual é a ExpoT&C, feira de ciência, tecnologia e inovação que, nesta edição, reunirá 37 expositores, com abertura na segunda-feira, dia 13, às 12 horas, e a mostra permanece aberta à visitação até o domingo, dia 18, sempre das 10 às 19 horas.

Paralelamente à programação científica, a UFSCar ficou responsável pela organização de quatro eventos, que acontecem do dia 13 ao dia 18: a SBPC Jovem, voltada a estudantes da educação básica; a SBPC Indígena, organizada pelos estudantes indígenas da UFSCar; a SBPC Inovação, que destacará o tema ao longo de toda a programação da reunião anual; e a SBPC Cultural, com mais de 40 apresentações artístico-culturais na Praça da Cultura, que está sendo montada no próprio campus, e em outros locais da cidade de São Carlos. A programação desses eventos pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br. No domingo, dia 18, a reunião termina com o Dia da Família na Ciência, com programação voltada à interação com a comunidade e a atividades que evidenciam como a ciência está presente no dia a dia das pessoas.

A USP em São Carlos participará ativamente da SBPC. Confira algumas das principais atividades:

ICMC - Os professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP Jorge Luis Bazán e Mariana Curi ministrarão o minicurso dedicado a professores Avaliação Educacional: Entendendo a teoria da resposta ao item.

O minicurso ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 82 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus. Tendo como público-alvo preferencialmente professores, o encontro apresentará as características das avaliações educacionais que usam os modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Combinando metodologias expositivas e oficina, o minicurso mostrará como funciona o processo de elaboração de instrumentos e de questões.

Essa atividade faz parte das ações em prol da divulgação da estatística que serão promovidas pela Associação Brasileira de Estatística com o apoio do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (Conre3) durante a reunião da SBPC. Haverá também uma Tenda da Estatística, que disponibilizará diversas atividades para o público entre os dias 13 e 18 de julho, das 8 às 18 horas. 

Já o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI),l sediado no ICMC, terá um estande na Expo T&C – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – durante a SBPC. No pavilhão da Expo T&C, que tem 6 mil metros quadrados, o CeMEAI marca presença em um estande na área da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa - no espaço destinada aos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs). Pesquisadores vão tirar dúvidas dos visitantes e será entregue material de divulgação do Centro, além de apresentado um vídeo para ilustrar o trabalho realizado pelos docentes. O CeMEAI já tem parceria com várias empresas, como o SAAE, a Electrolux e a Fultec, além de projetos para a indústria moveleira, aviários, indústria petrolífera e para as áreas de saúde, biossegurança e transporte, entre outras. O Centro é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

Exposição do CDCC fará parte da tenda da SBPC Jovem

CDCC - A exposição Bicho: quem te viu, quem te vê! fará parte da tenda da SBPC Jovem dos dias 13 a 18, das 8 às 18 horas. A mostra tem como tema a conservação da biodiversidade com ênfase na ecologia da fauna silvestre da região Central do Estado de São Paulo e é fruto de um projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do Campus da USP em São Carlos, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

De acordo com Silvia Aparecida Martins dos Santos, especialista em laboratório do setor de biologia do CDCC e coordenadora do projeto, “a exposição tem foco na área de divulgação científica com o objetivo de levar esta discussão da perda da biodiversidade da fauna de nossa região para além do CDCC. Ou seja, a ideia é transformar as informações de pesquisas científicas em uma linguagem mais acessível e fazer a questão chegar à comunidade, que muitas vezes desconhece a importância das áreas de conservação mais próximas”.

A exposição conta com painéis que contextualizam a interação da fauna com o ambiente natural e urbano, além de animais taxidermizados. O público pode interagir com a mostra por meio de jogos, sons e imagens, propiciando a inclusão sociocultural em discussões sobre temas relacionados à biodiversidade e suas implicações devido à expansão da ocupação urbana.

Também na SBPC Jovem, o CDCC vai expor kits da Experimentoteca para a realização de experimentos científicos das áreas de física, química, biologia e matemática, que tem como objetivo levar o laboratório para a sala de aula, tornando as aulas do ensino fundamental e médio mais práticas, além de apresentar iniciativas do programa Mão na Massa.

IFSC - O Instituto de Física de São Carlos promoverá, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, mais uma edição do curso Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem, que será ministrado pelo docente Valtencir Zucolotto.

O curso terá duração total de oito horas, e será dividido em três tópicos principais: estrutura, linguagem e processo editorial, este último tópico sendo uma novidade no curso. “Falarei sobre como o artigo é processado pelo editor da revista para qual o autor enviou seu artigo científico. Serão discutidas estratégias que poderão ser utilizadas pelos autores para impedir que o artigo científico seja negado imediatamente, fazendo uma análise sobre toda dinâmica do processo editorial das atuais revistas de alto impacto”, detalha Zucolotto, que atualmente é editor associado do Journal of Biomedical Nanotechnology.

Zucolotto afirma que o novo tópico incluso é de grande importância, uma vez que a grande maioria dos artigos científicos é negada antes da revisão pelos referees, pelo fato de haver muito mais submissões do que espaço para processá-las e publicá-las. “70 a 80% dos manuscritos são negados imediatamente, sem sequer chegar ao revisor. O editor, que é o primeiro a ter acesso ao artigo, lê alguns pontos específicos logo de imediato, como abstract e título. Darei dicas de como inserir essas informações de maneira adequada, impedindo assim a rejeição imediata”, conta. As inscrições para o mini curso poderão ser feitas no momento de sua realização.

Ainda como parte da programação da SBPC, acontecerá, de 14 a 17 de julho, o workshop Light: Life & Science, que busca discutir os vários aspectos da luz na vida e na ciência, com cientistas internacionais e nacionais ministrando palestras em uma linguagem acessível ao público geral. O workshop é promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e contará com os seguintes eventos com palestrantes do IFSC:

Palestras
Dia 15 
14h - Título a definir - Sérgio Ricardo Muniz (IFSC/USP)
14h30 - Os princípios de toda a realidade são os átomos e o vazio enquanto as outras coisas são meras opiniões - Philippe Courteille (IFSC/USP)

Dia 16 
9h - Nano/ microfabricação com pulsos laser ultracurtos - Cleber Mendonça (IFSC/USP)
14h - Diodos emissores de luz e seus impactos nas nossas vidas - Francisco Guimarães (IFSC/USP)

Dia 17
9h - Tecnologias ópticas para saúde - Cristina Kurachi (IFSC/USP)
14h - Visible light at the nanoscale - Euclydes Marega (IFSC/USP), 
16h - Em busca de supersólidos com átomos e luz - Emanuel Alves de Lima Henn (IFSC/ USP)
16h30 - Vanderlei S. Bagnato (IFSC/USP)

Conferências
Dia 13
10h30 - Nanomedicina e nanotoxicologia: como o uso de nanomateriais já está contribuindo para o avanço da medicina diagnóstica e terapêutica? - Valtencir Zucolotto (IFSC/USP)

Dia 14
10h30 - Inovação tecnológica: luz gerando energia (SBPC Inovação) - Roberto Mendonça de Faria (USP)

Dia 15
10h30 - ILC: Índice de Letramento Científico para o Brasil 
Conferencista: Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE)
Apresentador: Sérgio Mascarenhas (USP); 
10h30- Doenças tropicais e o desenvolvimento de novos fármacos: desafios do século XXI (SBQ) 
Conferencista: Adriano D. Andricopulo (IFSC) 
Apresentador: Glaucius Oliva (IFSC)

Dia 16
10h30- Produtos naturais: da luz do sol a luz de mercado, uma história luzente (SBQ) 
Conferencista: Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP) 
Apresentador: Adriano D. Andricopulo (IFSC)
15h30 - Educação, ciência e inovação tecnológica para o Brasil do século XXI (SBQ) 
Coordenador: Luiz Henrique Catalani (USP)
Palestrantes: Glaucius Oliva (IFSC), Fernando Ranieri (EMBRAER) e Paulo Luiz de Andrade Coutinho (BRASKEM)

Dia 17
10h30 Pesquisa e inovação em biodiversidade e fármacos 
Conferencista: Glaucius Oliva (IFSC) 
Apresentador: Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP)

Minicursos
De 14 a 17
MC-01 - Praticando ciência com os kits educativos do programa “aventuras na ciência” (SBPC, IFSC) - Vanderlei S. Bagnato (USP)
MC-36 - Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem - Valtencir Zucolotto (USP)

Simpósio
Dia 13
15h30 - Luz solar: saúde e energia (SBBQ) 
Coordenador: Flavio Henrique Silva (UFSCar) 
Palestrantes: Lucymara Fassarela Agnez Lima (UFRN), Marcos Buckeridge (USP) e Igor Polikarpov (IFSC)

Sessão especial
Dia 15
13h - Workshop internacional Luz, cérebro e inovação (OPAS) 
Instituição apoiadora: OPAS 
Objetivo: Discutir e apresentar propostas inovativas com a finalidade de melhorar a identificação de patologias na área de neurologia com o uso da luz. 
Coordenador: Sérgio Mascarenhas (USP) 
Palestra: Sérgio Mascarenhas (USP) – Cenários futuros e desafios à saúde – o sistema de monitoramento da pressão intracraniana – novos métodos

13h - Empreendedorismo inovador - como estimulá-lo nas universidades e instituições de pesquisa? (SBPC Inovação) 
Coordenador: Ricardo Silva Pereira (UFRJ) 
Palestrantes: Alexander Ferreira Lavelli (SEBRAE/SP), Juliano Seabra (ENDEAVOR) e Jarbas Caiado de Castro Neto (IFSC)

Mesas-redondas
Dia 15
15h30- IUPAC 2017: Desafios e oportunidades para o Brasil no cenário internacional da Química (SBQ)
Coordenador: Adriano D. Andricopulo (IFSC)
Palestrantes: Jailson Bittencourt de Andrade (MCTI), Fernando Galembeck (UNICAMP) e Fernando Figueiredo (ABIQUIM)

Dia 16
15h30- Siriús - a mais moderna fonte de fotons do hemisfério sul - o que pode ser feito com ele? 
Coordenador: Richard Charles Garrat (USP) 
Palestrantes: Daniela Zanchet (UNICAMP), Antônio José Roque da Silva (LNLS) e Humberto D´Muniz Pereira (IFSC).

IQSCPesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) também participarão do evento, contribuindo com conhecimento científico sobre dois temas. A mesa-redonda Energia para um futuro sustentável, que acontece no dia 13, a partir das 15h30 (prédio AT04, sala 72, térreo), terá como coordenador o professor Hamilton Varela, sendo um dos palestrantes o professor Edson Antonio Ticianelli.

“Serão abordadas as diferentes visões do cenário energético atual e, principalmente, alternativas sustentáveis e limpas para substituir os combustíveis fósseis. Em particular, serão discutidos aspectos atuais de duas alternativas bastante atrativas para o Brasil: células a combustível e solares”, afirma o pesquisador Hamilton Varela.

Ticianelli abordará a geração limpa e eficiente de energia elétrica em células a combustível. Dentre outros aspectos, o pesquisador fará a descrição dos princípios e fundamentos que governam o funcionamento destas células e suas qualidades no que concerne à eficiência de conversão de energia química em energia elétrica, versatilidade para uso de diversos combustíveis e operação silenciosa e limpa, em particular quando operam com hidrogênio.

O professor Roberto Gomes de Souza Berlinck será um dos palestrantes na mesa redonda “Biotecnologia Marinha na Amazônia Azul (SBG)”, que acontecerá também na segunda-feira às 15h30, prédio AT07, sala 166, 1º piso.

Segundo o pesquisador, os organismos que constituem o microplâncton são responsáveis por 70% da fotossíntese do planeta Terra. Esta fotossíntese depende de luz, que por sua vez assegura a manutenção da vida. Desta forma, estes sistemas estão intimamente relacionados (luz, fotossíntese, vida, oceanos), demonstrando a importância em melhor se conhecer os mesmos.

Vários pesquisadores da unidade também participarão das sessões de pôsteres, que acontecem diariamente com a presença do autor, das 13 às 15 horas, na Tenda da Sessão de Pôsteres.

EESC - Resultados de pesquisas científicas obtidos com técnicas que utilizam luz – o Photon-Citrus e o Robô Mirã – vão simular análises de doenças em citros e da composição química de solos, in loco, durante o evento. O Photon-Citrus e o Robô Mirã empregam técnicas espectroscópicas que analisam a luz emitida das amostras.

O Photon-Citrus desenvolvido no Laboratório de Óptica e Fotônica da Embrapa Instrumentação (São Carlos), que é coordenado pela pesquisadora Débora Milori, está sendo testado em campo para diagnosticar precocemente o cancro cítrico e a pior doença da citricultura – o greening, também conhecida como Huanglongbing (HLB).

A tecnologia conseguiu detectar o greening 21 meses antes do aparecimento dos primeiros sintomas visuais, de acordo com estudos conduzidos por dois anos pela estudante de mestrado em Física Aplicada do IFSC, Anielle Ranulfi. A técnica LIBS embarcada no Robô Mirã é a mesma que a NASA empregou no Rover Curiosity (jipe robótico), levado a Marte para descobrir se havia água e vida naquele planeta. A proposta do equipamento é fazer análise química de amostras de solo ou planta. Em solos, poderia estimar a quantidade de matéria orgânica, seu pH e fertilidade. Em plantas, poderia realizar uma análise nutricional e, possivelmente detectar doenças.

A tecnologia é desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, responsável pelo desenvolvimento do LIBS portátil e toda comunicação sem fio do robô, em parceria com os professores Daniel Varela Magalhães e Marcelo Becker, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que trabalham num protótipo capaz de transportar para o campo não apenas o LIBS, mas também diversos sensores para realizar a coleta de dados e enviá-los para a sede da fazenda.


Além disso, representantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) participarão de eventos como:

Conferências
Dia 14
O dilema entre manufatura e serviços: economia circular e novos modelos de negócio
Conferencista: João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC]
Apresentador: Sérgio Mascarenhas (USP)
AT 07 ‐ sala 163 ‐ Anfiteatro térreo ‐ das 10h30 às 12 horas

Mesas‐Redondas
Dia 15
Segurança e Pegada Hídrica
Coordenador: Plinio Barbosa de Camargo (USP)
Palestrantes: Eduardo Mario Mendiondo (CEMADEN [docente do SHS‐EESC] Luiz Fernando de Abreu Cybis (UFRGS) e José Dantas
Neto (UFCG)
AT 04 ‐ sala 91 ‐ 1º piso ‐ das 15h30 às 18 horas

Parcerias entre os setores público e privado para atendimento de demandas tecnológicas (SBPC Inovação)
Coordenador: Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella (Fortec)
Palestrantes: João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC], Naldo Medeiros Dantas (ANPEI), Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho (SEBRAE) e Luiz Antônio Rodrigues Elias (BNDES)
AT 04 ‐ sala 73 ‐ térreo ‐ das 15h30 às 18 horas

Dia 17
Evolução do PNPG e estruturação de uma agenda nacional de pesquisa
Coordenador: Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS) Palestrantes: Paulo Monteiro Vieira Braga
Barone (UFJF) , João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC] e Rafael
Lucchesi (CNI)
Biblioteca ‐ Auditório 1 ‐ das 15h30 às 18h00

Sessões de Pôsteres
Dia 15 
Controle vetorial direto fuzzy de um motor de indução trifásico - Ottoboni, K. de A.; Marra, E. G.; Machado, R. Q.

Dia 17
Uso da fotodegradação no tratamento de resíduos de laboratório contendo rodamina - Monzane, P. V. G.; Bresolin, J. D.

Acompanhe todas as informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC, em www.sbpc.ufscar.br, na página do evento no Facebook e no site da própria SBPC.

Com informações das Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus (PUSP-SC), EESC, IFSC, ICMC, CEPID-CeMEAI, Embrapa Instrumentação e UFSCar

Crédito das fotos: Exposição Bichos - Suzana Xavier
Robô Mirã - Tati Zanichelli