quarta-feira, 29 de julho de 2015

Gerência de projetos com Redmine é tema de curso no ICMC

* ATENÇÃO: As datas de realização do curso foram alteradas para 12, 19 e 26 de setembro.


Gerência de projetos com Redmine e ferramentas de controle de versão é o título do curso oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso de extensão acontecerá no período de 8 a 22 de agosto (* veja nota acima), aos sábados, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no LAB5 (sala 6-303).

Aberto a todos os interessados, o treinamento é gratuito e oferece 60 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Apolo até o dia 5 de agosto, ou enquanto durarem as vagas. Após a inscrição, o participante receberá por e-mail a confirmação da matrícula.

Por meio de aulas práticas e de demonstrações, o curso visa familiarizar a comunidade com o Redmine, sistema em software livre para gerenciamento de projetos. Ele permite para criar, gerenciar e disponibilizar projetos científicos com o auxílio de ferramentas de controle de versão, podendo ser usado para suporte do ensino e projetos de pesquisa. O ministrante é Felipe Brunelli de Andrade, aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do ICMC.

Programa do curso

  • Etapa 1: Visão geral do curso; Metodologia ágil – SCRUM;  Treinamento prático (SCRUM na prática com projeto pré-definido; criação de projeto para futura integração com Redmine);
  • Etapa 2: Usando Git como Ferramenta de Controle de Versões (Criação de repositório; inserção, remoção e atualização; fork de repositório; uso de branches, tags e operações; Iniciando no Redmine utilizando metodologia ágil: criação de projetos; tarefas; atividades; gráfico de Gantt; calendário; notícias; documentos; Wiki; arquivos; repositório);
  • Etapa 3: Customização de Projeto (relatório de atividades; relatório de horas trabalhadas; customização da tela de tarefas).

Bibliografia

  • A. Pham e P.-V. Pham, Scrum em Ação, Novatec Editora, 2011.
  • J. Loeliger, Version Control with Git, Beijin: O'Reilly, 2009.
  • A. Lesyuk, Mastering Redmine, Packt Publishing Ltd, 2013.

Mais informações
Formulário de inscrições: www.icmc.usp.br/e/0fd08
Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC: Tel. (16) 3373-9146 / ccex@icmc.usp.br