segunda-feira, 6 de julho de 2015

Utilização da Teoria da Reposta ao Item em avaliações educacionais é tema de minicurso oferecido por professores do ICMC

Atividade acontecerá durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Dois professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP ministrarão o minicurso Avaliação educacional: entendendo a teoria da resposta ao item durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre os dias 12 e 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos.

Ministrado pelos professores Jorge Luis Bazán e Mariana Curi, o minicurso ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 82 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus. Tendo como público-alvo preferencialmente professores, o encontro apresentará as características das avaliações educacionais que usam os modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Combinando metodologias expositivas e oficina, o minicurso mostrará como funciona o processo de elaboração de instrumentos e de questões.

Essa atividade faz parte das ações em prol da divulgação da estatística que serão promovidas pela Associação Brasileira de Estatística com o apoio do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (Conre3) durante a reunião da SBPC. Haverá também uma Tenda da Estatística, que disponibilizará diversas atividades para o público entre os dias 13 e 18 de julho, das 8 às 18 horas.

Além disso, será ministrado o minicurso Estatística em Sala de Aula: Vamos Começar? pela professora Lisbeth Cordani, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e pela estatística Anelise Sabbeg. Serão apresentadas diversas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, principalmente nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio. Esse minicurso também ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 83 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus São Carlos.

As inscrições online para os minicursos encerram-se nesta segunda-feira, 6 de julho. Veja como se inscrever: icmc.usp.br/e/b717b.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar

Mais informações
Programação completa dos minicursos: www.sbpcnet.org.br/reunioes/saocarlos/lista_mc.php
Inscrições: icmc.usp.br/e/b717b