quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Prepare-se para o vestibular em curso gratuito oferecido no ICMC

Aulas do Projeto Aprender são ministradas por professores voluntários e acontecem no campus I da USP, em São Carlos, no centro da cidade

Bassetti participou do projeto e foi aprovado em três universidades
Ele foi aprovado na USP, Unesp e UFSCar com muito esforço e estudo. Para Victor Bassetti, 18 anos, essa conquista tem um gosto ainda mais especial: há um ano, ele não imaginava que passar em três vestibulares seria uma missão possível. “Sem as aulas do Projeto Aprender, muito dificilmente eu teria sido aprovado em Educação Física nessas três universidades ”, confessa Bassetti.

Quem quiser repetir a história de sucesso desse estudante de São Carlos pode se inscrever gratuitamente nas aulas oferecidas pelo Projeto Aprender, um curso gratuito preparatório para os principais vestibulares do país. As inscrições devem ser feitas pela internet (icmc.usp.br/e/529be) até o próximo dia 19 de fevereiro. Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos. A avaliação escrita de conteúdos básicos de português e matemática acontecerá no sábado, 21 de fevereiro, às 14 horas, no bloco 4 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no centro da cidade. É preciso apresentar o RG para poder realizar a prova. 

Os aprovados na avaliação serão chamados para participar da segunda etapa de seleção, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de fevereiro, quando os candidatos serão entrevistados pela equipe que coordena o Projeto. Nessa etapa, é necessário trazer uma cópia do boletim escolar do ensino médio.

“Vamos oferecer aulas de todas as disciplinas do ensino médio, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Mas também haverá atividades complementares durante os finais de semana e em algumas tardes”, explica um dos coordenadores da iniciativa, Marcelo Petrucelli, aluno do ICMC.

Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar e tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. “Somos voluntários com muita vontade de ajudar na educação dos jovens do nosso país. Ao realizar esse trabalho, temos a oportunidade de aprender muito e crescer profissionalmente e pessoalmente, desenvolvendo um olhar diferenciado sobre a vida”, diz Petrucelli.

O calouro do ICMC Guilherme Fernandes (à esquerda) comemora a
conquista com Bonifácio, um dos coordenadores do Projeto
Como tudo começou – Os primeiros passos do Projeto Aprender foram dados no primeiro semestre de 2014 quando os voluntários se organizaram para oferecer um curso preparatório para as Olimpíadas de Matemática, especialmente voltado a alunos de escolas da rede pública. Os alunos gostaram tanto da iniciativa que pediram aos professores para continuarem com as aulas. “Então, durante o segundo semestre de 2014, montamos um curso preparatório focado no ENEM e em outros vestibulares”, conta outro coordenador do projeto, Lemuel Bonifácio, aluno do ICMC.

Resultado: três estudantes que participaram do Projeto durante 2014 foram aprovados nas principais universidades do Brasil. Além de Bassetti, que estudava no Sesi em São Carlos, também conseguiram garantir uma vaga em universidades públicas: Guilherme Fernandes, 17 anos, que cursará Ciências de Computação no ICMC e Isaac Alvarez, que foi aprovado em Engenharia Elétrica na UFSCar.

Fernandes cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Álvaro Guião, em São Carlos. Além de ser aluno do Projeto Aprender durante todo o ano de 2014, ele também participou de um curso de programação básica oferecido no ICMC para quem está cursando o 9º ano do ensino fundamental ou o ensino médio e deseja conhecer um pouco mais sobre computação, o projeto Codifique. “Ao participar dos dois projetos, conheci a Universidade e, então, minha meta passou a ser estudar aqui”, conta Fernandes. 

Para o estudante, as aulas do Projeto Aprender foram fundamentais para sua aprovação, mas há algo que é ainda mais importante do que todo o conteúdo disponibilizado em sala: “Os professores do Projeto sempre nos motivavam a estudar. Isso é muito importante porque quando você está no ensino médio, sempre fica duvidando da sua capacidade de ser aprovado”.

Os coordenadores do Aprender explicam que qualquer estudante universitário pode contribuir voluntariamente com o projeto. É possível ajudar ministrando aulas (nesse caso, o pré-requisito é ter domínio do conteúdo a ser ministrado e vontade de ensinar), desenvolvendo material didático, respondendo a dúvidas de alunos online, oferecendo monitorias agendadas ou ajudando no apoio pedagógico e administrativo. Para se tornar um voluntário, escreva um e-mail para m2petrucelli@gmail.com.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Site do Projeto Aprender: www.rotaractbandeirantes.org/aprender
Link para as inscrições: icmc.usp.br/e/529be
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146