sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

3° Workshop de Métodos Estatísticos e Probabilísticos fortalece colaborações científicas

Promovido pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, evento foi organizado em conjunto pelo ICMC e pela UFSCar


Discutir as pesquisas mais recentes no campo da estatística, probabilidade e suas aplicações, possibilitar a pesquisadores e estudantes que troquem experiências e fortalecer colaborações científicas. Esses foram os principais objetivos do 3° Workshop de Métodos Estatísticos e Probabilísticos, realizado de 9 a 11 de fevereiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Organizado em conjunto pelo ICMC e pela UFSCar, o evento contabilizou 78 participantes de diversas universidades brasileiras. Como parte do Programa de Verão em Estatística 2015, o Workshop foi promovido pelo Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) e abarcou diversas atividades, tais como palestras de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, sessão de pôsteres e dois minicursos. “Optamos por não realizar sessões paralelas a fim de possibilitar que os alunos de pós-graduação interagissem mais de perto com os pesquisadores convidados”, explicou um dos organizadores do evento, Mário de Castro, professor do ICMC.

Para Castro, essa interação é fundamental para possibilitar o surgimento de novas colaborações científicas e o fortalecimento das já existentes. “Dois alunos do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) farão doutorado-sanduíche no exterior como resultado de um contato que estabelecemos no Workshop do ano passado”, relata Castro. 

Uma das características do evento é sua abrangência: são abordados temas como probabilidade e processos estocásticos, inferência estatística, modelos de regressão, análise de sobrevivência e sistemas estocásticos complexos. “O Workshop tem acompanhado a evolução do nosso Programa e, a cada ano, buscamos trazer mais profissionais que possam compartilhar conhecimentos relacionados a temas atuais”, disse, na abertura do evento, a vice-coordenadora do PIPGEs, Vera Tomazella, professora do Departamento de Estatística da UFSCar.

Entres os pesquisadores de instituições estrangeiras que participaram do evento estavam: Emmanuel Lesaffre, da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica; Manuel Galea, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; e Yoav Bergner, da organização Educational Testing Service (ETS), dos Estados Unidos. A ETS é uma instituição voltada à realização de testes e avaliações como o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o TOEIC (Test of English for International Communication).

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Foto: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666