Lançamento da startup Busca Opiniões e palestra sobre as competições de robótica foram os destaques
Startup fundada por doutorando do ICMC foi uma das selecionadas para o evento |
Alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, participaram de um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, a Campus Party Brasil, que terminou neste domingo, 8 de fevereiro, em São Paulo. Parte do evento, o Startup&Makers Camp contou com a inscrição de 600 empresas nascentes, as famosas startups, mas apenas 200 foram selecionadas para participar da Campus Party. Entre elas estava o Busca Opiniões, criado pelo doutorando do ICMC Pedro Balage Filho.
Com o objetivo de fornecer um mecanismo de busca online por opiniões de produtos e serviços, o Busca Opiniões foi selecionado juntamente com outras 100 iniciativas na categoria startups em estágio inicial. “Para mim, o que pesou na escolha foi, principalmente, o potencial empreendedor da proposta aliado à inovação que existe por trás dela”, avaliou o doutorando.
Ele explica que a meta é ajudar um internauta no momento de comprar um produto ou adquirir um serviço, uma vez que a startup possibilitará que sejam encontradas facilmente as opiniões de outros usuários e o internauta poderá avaliar se o produto ou serviço é realmente confiável. “A quantidade de avaliações, comentários e críticas existentes na web é imensa. Atualmente, vários sites são responsáveis por apresentá-las, entretanto, não existe ainda um mecanismo de pesquisa que possa indexar todas essas opiniões e fornecer ao usuário apenas o que é mais relevante sobre o item pesquisado”, ressaltou Balage Filho. Segundo ele, uma das ferramentas de busca mais conhecidas atualmente, o Google, emprega mecanismos de recuperação de informação clássicos que não são capazes de lidar com a tarefa de buscar e selecionar opiniões.
Para o doutorando, participar da Campus Party ofereceu uma excelente oportunidade de se conectar com entusiastas da proposta, parceiros e possíveis investidores, além de aumentar a visibilidade da startup. “As palestras e cursos voltados ao empreendedorismo também foram show de bola e ajudaram a direcionar a startup na direção correta”, acrescentou.
Além de Balage Filho, outros estudantes do ICMC estiveram na Campus Party. Onze deles visitaram o evento com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. Já o mestrando Adam Moreira Pinto participou da mesa redonda Competições da robótica e a disseminação da tecnologia, que aconteceu na noite do dia 4 de fevereiro.
Representando o Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o mestrando relatou a experiência obtida pelo grupo ao participar frequentemente de competições de robótica nacionais e internacionais, tendo conquistados diversos títulos. O objetivo principal do Warthog é a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias associadas à robótica e a aplicação nos complexos ambientes de futebol e combate de robôs.
“Comentei também como a robótica me ajudou durante minha carreira acadêmica e o quanto pode contribuir para aqueles que desejam atuar em empresas. Muitos ex-integrantes do Warthog se destacam no mercado por possuírem como diferencial um conhecimento prático”, disse Moreira Pinto.
Conectando pesquisa e startup – Em seu projeto de doutorado no ICMC, que tem o apoio da FAPESP, Balage Filho investiga novos métodos para a análise de sentimentos e a extração das opiniões em textos sob a orientação do professor Thiago Pardo. “Na pesquisa acadêmica, o foco é puramente científico e o objetivo é gerar avanços no conhecimento. Como é uma pesquisa pública, todo conhecimento gerado será disponibilizado para quem quiser utilizá-lo futuramente”, conta o doutorando.
Já o Busca Opiniões compreende uma plataforma de coleta, agrupamento e processamento de opiniões da web. Dessa forma, as pesquisas realizadas por Balage Filho no doutorado serão empregadas na empresa na etapa de processamento de opiniões. “Como em toda startup, nosso foco principal reside na necessidade dos nossos clientes, enquanto no doutorado o foco é na resolução de um problema ou no avanço do conhecimento”, finaliza.
Mais informações
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Site do Busca Opiniões: www.buscaopinioes.com.br
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br