sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Feliz Veterano Novo: abertura conjunta, mostra tecnológica, oficina de origami e apresentações agitam recepção aos calouros

Cerimônia de boas-vindas: pela primeira vez foi realizada em conjunto pelas unidades do campus
Eles disputaram uma das 11.057 vagas oferecidas pela USP aos 141.888 candidatos que se inscreveram no vestibular da FUVEST. Mil deles foram aprovados nos cursos de graduação oferecidos nas unidades da USP em São Carlos. Entre esses, 235 são novos alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Parabenizá-los pela grande conquista e integrá-los à nova comunidade da qual passam agora a fazer parte foram os principais objetivos das atividades realizadas durante a Semana de Recepção aos Calouros. O primeiro passo da nova jornada desses alunos recém-chegados aconteceu na manhã de segunda-feira, 23 de fevereiro, no salão de eventos do campus. 

“Vocês terão a oportunidade de se desenvolver intelectualmente, adquirir habilidades e competências nas mais diversas áreas do saber. Também serão instigados a compreender, avaliar e gerar conhecimentos”, disse o pró-reitor de graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, durante a cerimônia de boas-vindas, realizada pela primeira vez em conjunto pelas cinco unidades que compõem o campus da USP em São Carlos.

“Tenho orgulho e alegria de dizer que o ICMC participará da formação de todos vocês: quer seja ministrando disciplinas de formação básica, quer seja por meio dos cursos de graduação que oferecemos”, ressaltou o diretor do Instituto, Alexandre Nolasco de Carvalho.

O evento também contou com a participação do vice-prefeito do campus, Antônio Nélson Rodrigues da Silva; do vice-diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Eduvaldo Paulo Sichieri, e dos demais diretores das unidades da USP em São Carlos: Paulo Sérgio Varoto, da Escola de Engenharia de São Carlos; Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos; e Germano Tremiliosi Filho, do Instituto de Química de São Carlos.

Atividades no ICMC – Logo depois da abertura conjunta, os pais dos ingressantes no ICMC participaram de uma reunião no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, onde puderam esclarecer suas dúvidas. “Desejo a vocês um bom começo de nova jornada e que possam interagir muito com seus filhos, pois é importante que esse rito de passagem seja realizado de forma tranquila”, disse a presidente da Comissão de Graduação do ICMC, professora Renata Pontin.

Recepção aos calouros também contou com atividade para os pais
As atividades continuaram na noite de segunda-feira, quando os ingressantes dos cursos noturnos oferecidos pelo ICMC receberam as boas-vindas do professor Alexandre Nolasco de Cavalho e da professora Renata Pontin.

Já na terça-feira pela manhã, foi o momento dos calouros conhecerem mais detalhes sobre a vida acadêmica. A presidente da Comissão de Graduação do ICMC destacou a necessidade da constante dedicação aos estudos para que os estudantes mantenham boas médias e concorram às inúmeras oportunidades de obtenção de bolsas, por exemplo.

Nesse dia, também foram apresentadas as diversas atividades extracurriculares que os calouros poderão realizar atuando junto às secretarias acadêmicas (Sacim e Saecomp), a grupos de extensão (Fellowship of The Game; Warthog Robotics; Programa de Educação Tutorial) ou na ICMC Júnior. Além disso, eles conheceram melhor a Biblioteca Achille Bassi, a infraestrutura disponibilizada pelo Instituto em seus laboratórios, na área de comunicação e eventos, os serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde (UBAS) do campus, as oportunidades de intercâmbio internacional e de bolsas de iniciação científica.

Para encerrar a manhã, uma mostra tecnológica trouxe aos ingressantes um panorama do rico universo científico existente no ICMC. Em estandes localizados no hall da Biblioteca, os calouros puderam conversar diretamente com pesquisadores, alunos e funcionários, ouvindo a boa música do funcionário Erick Previato.

Universo científico ao alcance dos calouros durante a mostra tecnológica
Já à noite, a grande atração foi uma oficina de origami, ministrada por integrantes do grupo Kakushin, da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos. Os trabalhos do grupo estão expostos na Biblioteca Achille Bassi até 11 de abril.

Os origamis coloriram a noite dos calouros na terça-feira

Histórias de calouros – Aos 17 anos e sozinho, ele saiu de Alvorado do Oeste, no interior de Rondônia, na noite de domingo, 8 de fevereiro. De ônibus e parando em diversas rodoviárias para conseguir transpor os quase 2,4 mil quilômetros que o separava de seu destino, a USP em São Carlos, o calouro Elenilson Lopes chegou ao ICMC para fazer sua matrícula na manhã do dia 11 de fevereiro, quarta-feira. Aprovado no curso de Matemática Aplicada e Computação Científica, ele cursou todo o ensino médio e fundamental em escolas públicas. 

“As pessoas falam que sempre é necessário fazer um cursinho pré-vestibular para entrar aqui. Mas eu tentei para ver no que ia dar e acabei passando”, revelou Lopes. Ele conta que quando estava no ensino fundamental, descobriu que um Instituto Federal no sul do Estado de Rondônia, na cidade de Colorado, oferecia um bom ensino médio: “Decidi ir para lá estudar porque tinha professores de excelente qualidade, com mestrado e doutorado, e eles me ajudaram bastante”.

Elenilson percorreu 2,4 mil quilômetros de ônibus para chegar ao ICMC
O esforço de Elenilson valeu a pena e sua história de superação é apenas uma entre as tantas outras vividas pelos 235 ingressantes nos cursos do ICMC. “Os próximos anos, certamente, estarão repletos de novos desafios, mas tenho certeza de que vocês estarão prontos para enfrentá-los”, assegura o diretor do Instituto. Ele recomenda: “Regozijem-se, celebrem! A partir de agora, vocês fazem parte da maior universidade do país”.

Se você é calouro, conte sua história de superação para a gente. Basta enviar um e-mail para agendarmos um bate-papo: comunica@icmc.usp.br

Veja mais fotos na nossa página no Facebook e no Flickr!

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br