sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Evento sobre equações diferenciais reúne 120 participantes no ICMC

A edição de 2015 do ICMC Summer Meeting on Differential Equations reuniu pesquisadores estrangeiros de 10 países


Pesquisadores provenientes de 10 países estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para participar do ICMC Summer Meeting on Differential Equations 2015 Chapter. O evento tradicional, realizado anualmente, este ano reuniu 120 participantes na cidade, 20% deles estrangeiros, entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

“Estamos muito felizes e gratos por vocês terem decidido passar esses três dias aqui no ICMC. Sinceramente, esperamos que apreciem a conferência e a estadia em São Carlos”, disse o diretor do Instituto, Alexandre Nolasco de Carvalho, na abertura do encontro. 

Durante o período, houve cerca de 75 palestras divididas em seções plenárias e temáticas, em que os pesquisadores apresentaram seus trabalhos, alguns deles são editores dos principais periódicos científicos internacionais especializados da área. Na seção de pôsteres foi a vez dos estudantes de pós-graduação mostrarem aos pesquisadores mais experientes o que estavam pesquisando.

“A ciência é uma atividade social e a interação que ocorre entre os pesquisadores em um evento científico como o ICMC Summer Meeting é fundamental”, ressaltou um dos coordenadores do evento, Sérgio Monari, professor do ICMC. 

Um dos outros coordenadores do evento, Matheus Bortolan, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-aluno do ICMC, explica que os pesquisadores que comparecem ao ICMC Summer Meeting on Differential Equations investigam modelos matemáticos de fenômenos reais. “Quando modelamos problemas do mundo real, para compreendê-los, muitas vezes nos deparamos com as equações diferencias. De forma bem simplificada, os pesquisadores desse encontro trabalham para compreender essas equações”, afirmou Bortolan.

Realizado anualmente no Instituto desde 1996, o encontro é promovido pelo grupo de Sistemas Dinâmicos Não Lineares do ICMC e faz parte das ações do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), contando com o apoio das principais agências de fomento do país. “A maior recompensa que temos é o feedback dos participantes, quando percebemos que eles encontraram um ambiente acolhedor para o intercâmbio de ideias”, finaliza Monari.

Nolasco de Carvalho na abertura do evento
Mais informações
Setor de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622