sexta-feira, 20 de abril de 2012

Pesquisadores do INCT-SEC visitam a escola de construção naval de Jaú

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC

Pesquisadores do Grupo de Trabalho em Veículos Aquáticos e Subaquáticos Autônomos (GT5) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) visitaram recentemente a FATEC Jahu (Jaú-SP), que abriga cursos de formação em Construção Naval e de Sistemas de Navegação.

O grupo trabalha com o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico na área de Veículos Náuticos Autônomos (VNA), incluindo embarcações de superfície e submersíveis. Esses veículos têm aplicações em variadas áreas como monitoramento ambiental e de recursos hídricos, inspeção de edificações e equipamentos sumersos, pesquisa oceanográfica, fiscalização de atividades pesqueira e defesa territorial.

O Prof. Luiz Alberto Sorani (FATEC) recebeu os professores doutores José Roberto B. A. Monteiro, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e coordenador do GT5, e Francisco J. Monaco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e foram discutidas oportunidades de cooperação.

A equipe da FATEC tem experiência na construção de protótipos de veículos náuticos de superfície e submersíveis e demonstrou interesse em contribuir com o projeto de uma embarcação de superfície autônoma em desenvolvimento no âmbito do GT5.

O tanque de simulação e a oficina de construção de embarcações são dois recursos importantes que essa parceria viabiliza ao grupo de trabalho do INCT-SEC. A equipe da FATEC possui também protótipos operacionais de submarinos telecomandados. Atualmente, esses veículos submersíveis são comandados via cabo e possuem aplicações especialmente em inspeção de casco de embarcações, barragens e construções submersas.

De acordo com Monaco, "a equipe da FATEC de Jahu contribui muito com seu know-how em construção naval e os recursos em equipamentos e técnicas para desenvolvimento de protótipos de embarcações de pequeno porte, o que complementa a experiência em sistemas de controle na qual atuam o ICMC e a EESC."

Além disso, "o grupo de Jahu também possui infraestrutura para realização de testes experimentais, tais como um tanque aquático que está sendo instrumentado com sensores e simuladores de onda e ventos, o qual será muito útil para realizar testes de hidrodinâmica e navegação em condições controladas. Também a oportunidade de intercâmbio de alunos participantes do projeto é de interesse para ambas as Instituições", ressalta Monteiro.

Um novo desafio, discutido durante a reunião e que deve pautar novas pesquisas, foi o de direcionar o desenvolvimento de tecnologia para a construção de submarinos autônomos capazes de cumprir missões em curta e média distância. Em ambiente subaquático, o emprego de comunicação via rádio e localização via satélite (GPS) encontram obstáculos diferentes daqueles dos ambientes terrestres e aquáticos de superfície.

Mais informações: