quarta-feira, 18 de abril de 2012

ICMC participa da inauguração do Museu da Ciência de São Carlos

Por: Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP participou da inauguração do Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino, que ocorreu no último sábado (14) na praça Coronel Salles, em São Carlos. Estiveram presentes na cerimônia, por parte do ICMC, o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, Diretor; a Profa. Dra. Solange Rezende, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx); e Profa. Dra. Roseli Francelin Romero, Presidente da Comissão de Pesquisa (CPq).

O evento de inauguração teve início às 10h e contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp; do Secretário Executivo do MCTI, Luiz Antônio Elias; do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Prof. Dr. Glaucius Oliva; do Diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Prof. Dr. Geraldo Costa; do Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes; do Diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Prof. Dr. Carlos Martins; do Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, que ministrou a Aula Magna no ICMC em 2012; do Deputado Federal Newton Lima; do Prefeito Municipal, Oswaldo Barba; dentre outras autoridades.

Luiz Antônio Elias (Secretário Executivo do MCTI),
e os professores José Carlos Maldonado, Roseli Romero
e Solange Rezende (Foto: Natália Nicola - Prefeitura Municipal)
Sobre a inauguração do museu, o professor Maldonado afirmou ser um marco para a cidade que é a capital nacional da tecnologia, pois incentiva a difusão científica e a motivação de novos talentos. O espaço foi concebido para promover entre a população são-carlense, de forma interativa, a educação e a convivência com temas de ciências, tecnologia e arte. O investimento do projeto é de R$ 840 mil, em um espaço de 1.200 m² onde estarão expostos 129 experimentos científicos de diversas áreas do conhecimento. O local também conta com um auditório de 56 lugares para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, além de uma sala de aula e uma área para exposições, que sempre trará novidades para o público.

Um dos objetivos é despertar o interesse, especialmente de crianças e jovens, à ciência e tecnologia.  A intenção da prefeitura é que os alunos das redes pública e privada tenham a oportunidade de ter aulas práticas de física, química e matemática no local. "São Carlos é a capital da Ciência e Tecnologia no Brasil, portanto é a vitrine dessas atividades no país”, disse o Ministro Raupp.

Maldonado explica que já existe uma perspectiva de parcerias entre o ICMC e o museu: "Propusemos ao Prefeito, ao Coordenador do Museu e à Secretaria Municipal de Educação uma parceria com ICMC e com a Prefeitura para a criação de um espaço permanente de peças do Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares”. O professor disse que também há a ideia de se criar outro espaço para mostras itinerantes e temáticas que poderiam mudar periodicamente, no sentido de promover a difusão cientifica. Dentre os temas abordados estariam: robótica, jogos, mineração de dados, redes, banco de dados e aplicações, sistemas não tripulados, entre outras. “A ideia foi muito bem recebida e devemos dar prosseguimento com uma reunião para delinearmos ações concretas”, concluiu Maldonado.

Durante o evento, o ICMC foi também representado pelo robô humanóide Nao, que demonstrou sua capacidade de imitar gestos humanos, de reconhecer comandos e obedecê-los. 

Na ocasião, também foram apresentadas algumas reivindicações por alunos de pós-graduação para o reajuste no valor das bolsas, que ocorreu de forma pacífica e organizada. Maldonado destacou a relevância deste ponto para o sistema de pós-graduação no país: "O valor da bolsa é um dos fatores complicadores no processo de formação de recursos humanos de alta qualidade para a nação, e todo recurso financeiro colocado no sistema de CT&I efetivamente é um investimento, com retorno certo para a sociedade". Destacou ainda que São Carlos também tem historia em liderar reivindicações justas e fundamentais para o desenvolvimento de CT&I no país.

O Museu da Ciência está localizado no subsolo da praça Coronel Salles, e as visitações são gratuitas e contam com a presença de monitores. Durante a semana, o horário de funcionamento é de terça às sexta das 8h às 17h e a partir de maio, aos sábados das 10h às 17h.

Mais informações no site do Museu