segunda-feira, 2 de abril de 2012

ICMC e INCT-SEC firmam colaboração com ITA

Parceria impulsiona pesquisa brasileira na área de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs)

Por: Flávia Cayres - Assessoria de Comunicação INCT-SEC

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, com a intenção de fortalecer parceria, para o desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), firmaram acordo de cooperação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no último dia 27, em São José dos Campos (SP). 

Participaram da reunião de assinatura, o Prof. Dr. Carlos Américo Pacheco, André Pierre Mattei, respectivamente reitor e tenente-coronel do ITA, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, diretor do ICMC e coordenador do INCT-SEC, e Prof. Dr. Onofre Trindade Jr, diretor de relações institucionais do INCT-SEC. 

O termo assinado tem a proposta de promover o intercâmbio de estudantes, docentes e de pessoal técnico-administrativo entre os institutos, e estabelecer supervisão conjunta de trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses além de elaborar, conjuntamente, projetos de pesquisa e desenvolvimento de aplicações e soluções em áreas estratégicas do país.

Conforme o reitor do ITA, “os institutos são de extraordinária competência em matemática, computação e engenharia, o que gera grande benefício para o desenvolvimento de projetos no país. Esta parceria reforça todos os lados, principalmente no que visa à formação de profissional qualificado”. 

De acordo com Maldonado, “há grande expectativa dos resultados a serem gerados pela cooperação e o próximo passo é estabelecer uma agenda de trabalho. Será realizado um workshop, ainda neste semestre, de interação entre as competências para estabelecer a descrição específica de colaboração.” 

Para Onofre, a parceria impulsionará a atuação brasileira no desenvolvimento de VANTs “o trabalho realizado pelos institutos é agregado ao potencial existente. Acreditamos que as áreas de modelagem, geração de software por modelo e novas arquiteturas de aeronaves e inteligentes em um futuro de até cinco anos, irão contribuir, decisivamente, para posicionar a tecnologia de VANTs, das instituições envolvidas, a par do estado da arte no cenário mundial”. 

“Este panorama é enriquecido pelo INCT-SEC, que agrega institutos de excelência de norte a sul do país, ICMC e ITA que também têm articulações com empresas e com o próprio estado, estadual ou federal. Tais características fortalecem também a relação academia-empresa e trarão resultados promissores para o Brasil em soluções na área da defesa, aeronáutica e eletrônica tanto em pesquisa básica quanto aplicada”, afirma Maldonado. 

Prof. Dr. Onofre Trindade Jr, Prof. Dr. José Carlos Maldonado,
Prof. Dr. Calos Américo Pacheco e Ten. Cel. André Pierre Mattei
Formação de Recursos Humanos 

O acordo, que tem a multidisciplinaridade como característica, envolve desde projetos de aeronaves até a parte de controle, que podem gerar trabalhos relevantes em curto prazo. 

Uma das carências existentes no Brasil é a de engenheiros e técnicos treinados, em especial, nas áreas de sistemas aéreos espaciais, e, principalmente, em sistemas embarcados críticos certificados para o uso embarcado em aeronaves. 

Conforme Onofre, “o treinamento de profissionais que possa prover o mercado não somente de profissionais, mas também com metodologias, para o desenvolvimento de tecnologia realmente brasileira, desta classe de sistemas, é extremamente importante”. 

Além da parceria com o ITA, o INCT-SEC formalizou, ao final do ano passado, cooperação com o Exército Brasileiro, como mais um parceiro do Instituto. 

Informações: www.inct-sec.org