sexta-feira, 27 de abril de 2012

ICMC oferece minicurso sobre projeto de questionário

ATENÇÃO: VAGAS ESGOTADAS!

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, oferece para toda a comunidade o minicurso Projeto de questionário: teoria e prática, a ser realizado em duas edições. 

A primeira será realizada nos dias 3 de maio (quinta-feira), das 8h às 12h, e 5 de maio (sábado), das 14h às 18h. Já a segunda edição ocorrerá nos dias 8 de maio (terça-feira), das 8h às 12h, e 12 de maio (sábado), das 15h às 19h.

O curso será ministrado no LAB-7 (sala 6-305) por Diogo de Carvalho Pedrosa e Olibario José Machado Neto, alunos de pós-graduação do ICMC.

Para inscrever-se gratuitamente, basta preencher a ficha de inscrição referente à edição desejada e enviar para o e-mail eventos@icmc.usp.br até 2 de maio. São 10 vagas no total, e será obedecida a ordem de chegada.

Ementa
Introdução. Apresentação dos principais problemas de design de questionários. Workshop de design para construção de questionários pilotos que satisfaçam os objetivos dos interessados, com discussão de decisões de design. Teoria de amostragem. Conclusão. A primeira sessão do curso deve permitir que cada aluno produza uma versão piloto de seu questionário. Entre as duas sessões do curso, o aluno terá a oportunidade de aplicar a versão piloto do questionário. Na segunda sessão do curso, os resultados do questionário piloto serão discutidos, e uma nova versão do questionário será produzida. 



Referências

  • BURGESS, T. F. A General Introduction to the design of questionnaires for survey research. 2001. Disponível em: University Of Leeds: http://iss.leeds.ac.uk/info/312/surveys/217/guide_to_the_design_of_questionnaires. Acessado em fevereiro de 2012. 
  • BRACE, I. Questionnaire Design. How To Plan, Structure And Write Survey Material For Effective Market Research. United Kingdom: Creative Print and Design, 2004. 
  • ROTHWELL, A. Questionnaire Design. De Montfort University Library: Student Learning Development Centre. Lincoln, 1998. 
  • SINISCALCO, M. T.; AURIAT, N. Questionnaire Design. International Institute for Educational Planning/UNESCO, Sabine Lebeau, 2005.

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146