quinta-feira, 12 de abril de 2012

Geometria da Quantização é tema de minicurso no ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, promove no período de 13 de abril a 4 de maio o minicurso A (Micro)Geometria da Quantização - Módulo II. O curso, a ser ministrado por Benoit Richard Umbert Dherin, será realizado às sextas-feiras, das 15h às 18h, sala 5-103 do ICMC. 

O curso é gratuito e aberto a todos os interessados. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail eventos@icmc.usp.br até as 12h do dia 13 de abril.

O objetivo deste curso é introduzir o aluno à teoria da quantização matemática e sua interação com a geometria e álgebra. Vamos a começar desde o início com a formulação da mecânica quântica como uma quantização da mecânica clássica e vamos avançar até questão de pesquisa atual. 

Detalhamento
  1. Formalismos da mecânica quântica e clássica 
  2. Noções básicas de geometrias simplética e de Poisson 
  3. Categorias de relações canônicas 
  4. Microvariedades simpléctica e micromorfismos 
  5. Funções geradoras e famílias geradoras 
  6. Quantização via operadores de Fourier Integral 
  7. Mecânica categórica e sua quantificação 
Referências
  • S. Bates, A. Weinstein, "The geometry of quantization", Berkeley Mathematics Lecture Notes series, AMS (1999). (available at http://www.math.berkeley.edu/%7Ealanw/GofQ.pdf). 
  • A. S. Cattaneo, B. Dherin, and A. Weinstein, Symplectic microgeometry I: micromorphisms, J. Symplectic Geom. 8 (2010), 205–223. Eprint arXiv:0905.3574 
  • A. S. Cattaneo, B. Dherin, and A. Weinstein, Symplectic microgeometry II: Generating functions, Eprint arXiv:1103.0672
Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146