quarta-feira, 7 de março de 2012

Lançamento de livro sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Por: Rodrigo Peronti

Foi lançado no dia 1º de março, em Brasília, o livro Ciência Tecnologia e Inovação para um Brasil Competitivo, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Contribui com a publicação o diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, José Carlos Maldonado.

O livro tem o objetivo de contribuir com o avanço tecnológico e inovador do Brasil, por meio de propostas políticas que favoreçam a criação e o aprimoramento de atividades que atendam a indústria nacional acerca da ciência, da tecnologia e da inovação.

Segundo dados da CAPES, O documento é uma iniciativa da própria Instituição e foi elaborado por um grupo de trabalho da SBPC coordenado por Roberto Mendonça Faria e composto por Jacobus Willibrordus Swart, Jailson Bittencourt de Andrade e João Batista Calixto. Além da contribuição de Rubens Naves e Eduardo Pannunzio, Paulo C. Goulart e Andréa Francomano e Virgilio Almeida e José Carlos Maldonado. O livro é composto por três partes: Educação e Infraestrutura de C&T, Setores Estratégicos e Proposições.

Subsidiaram ainda a produção do documento sociedades e instituições científicas como a Academia Brasileira de Ciência (ABC), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e a Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBMicrobiologia), entre outras.

Mais informações no site da CAPES.