quarta-feira, 7 de março de 2012

Alunos do ICMC promovem projeto de inclusão social


Por: Rodrigo Peronti

O projeto Inclusão.com é coordenado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, e apoiado pela ICMC Jr. O objetivo do projeto é levar conhecimento básico de informática para alunos do ensino fundamental de escolas publicas, além de jovens e adultos interessados em participar das atividades desenvolvidas.

O grupo é formado exclusivamente por voluntários. Só no último ano foram atendidas cerca de 500 crianças da Escola Estadual Prof. Bento da Silva Cesar, contando com o trabalho de aproximadamente 100 voluntários. Desde sua existência, o projeto já formou mais de mil crianças com o curso básico de informática e, para atender a demanda, passou a adotar novas propostas de ensino. Além disso, em 2011 também foram abertas turmas para jovens e adultos de São Carlos, sendo uma uma ótima oportunidade, tanto para os voluntários envolvidos quanto aos novos alunos beneficiados.

Neste ano, a organização do projeto pretende aumentar o número de pessoas atendidas e, para isso, precisa de mais voluntários que tenham interesse em ajudar. Ao participar do projeto, o voluntário tem oportunidade de aprender a dar aulas e de ter contato com diversos profissionais da área de educação.

A carga horária do projeto é de duas horas semanais, ficando a critério do voluntário auxiliar em outras áreas, como marketing ou planejamento. Qualquer pessoa pode participar. Os conteúdos ensinados são básicos, variando entre apresentação do computador a programas de edição de texto e montagem de apresentações. Para participar basta seguir as instruções presentes no site: www.inclusaoo.com.