sexta-feira, 2 de março de 2012

ICMC recebe pesquisadora do País de Gales para discutir parcerias

Por: Rodrigo Peronti


Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, recebeu a visita da professora Sian Hope, pesquisadora da University of Bangor, do País de Gales, e diretora do recém-criado Research Institute in Visual Computing (RIViC), formado por um consórcio de 4 universidades galesas. O objetivo da visita foi discutir oportunidades de cooperação com o ICMC por meio das bolsas oferecidas no programa Brasil Sem Fronteiras, além de bolsas de estudos oferecidas pelo próprio RIViC.

Durante a visita, a professora Hope conheceu algumas das pesquisas desenvolvidas no ICMC, principalmente em áreas relacionadas com visualização e imagens. Dentre elas está o projeto do Scanner 3D, desenvolvido com apoio da FAPESP e que tem a função de detectar o nível de gordura no corpo humano, extrair dados e armazenar a visualização em uma base de dados médica.

Além de docente e diretora do RIViC, Sian Hope é diretora-executiva de inovação da Bangor University, e presidente da CAST (Centre for Advanced Software Technology), que é uma iniciativa de colaboração entre a universidade e o governo galês para transferir conhecimentos e tecnologias para empresas de TI localizadas ao redor do região norte do País de Gales. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à Engenharia de Software e Integração de Sistemas. Ela também trabalha em desenvolvimentos estratégicos, gestão e liderança de equipe.

Informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br