segunda-feira, 19 de março de 2012

Aula Magna com Sérgio Mascarenhas no ICMC

  • Palestrante: Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas
  • Quando: Quarta-feira, 28 de março de 2012, às 14h30
  • Onde: Auditório Pau-Brasil (Bloco ICMC-6)

Prof. Sérgio Mascarenhas
(foto: CV Lattes)
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove anualmente sua tradicional aula magna, que neste ano será proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. O evento será realizado no dia 28 de março (quarta-feira), a partir das 14h30, no Auditório Pau-Brasil (Bloco ICMC-6).

Intitulada O big-bang do Conhecimento do Sec XXI, a aula descreve o grande cenàrio histórico-cultural da interaçāo transdisciplinar entre os saberes que levaram da geometria grega à física, à química, à biologia e à termodinâmica dos processos irreversíveis e de volta porém a uma nova geometria. As grandes quebras dos paradigmas e os paradoxos da incerteza que levaram à atual metamatemática e uma nova epistemologia. A discussão também envolve o papel e a estrutura conceitual da inovação neste novo cenário da globalização para o desenvolvimento do Brasil. 

Sérgio Mascarenhas é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), presidente honorário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ex-professor visitante em Harvard, MIT, Princeton e fellow no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146