quinta-feira, 22 de março de 2012

ICMC e INCT-SEC recebem delegação alemã

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC

Prof. Dr.Dieter Rombach, Klaus Weichel,
Karl- HeinsDielmann, Michael Wenk,
Werner Weiss, Prof. Manoel Mendonça,
Prof. José Carlos Maldonado
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) receberam, de 5 a 7 de março, a visita de uma delegação da Alemanha, especificamente de Kaiserslautern. A iniciativa teve como objetivo formalizar a colaboração de pesquisa entre a universidade brasileira, a Universidade de Kaiserlslautern, o IESE/Fraunhofer e parques tecnológicos, além de discutir futuras parcerias internacionais, fortalecendo a relação academia-empresa. 

Estiveram presentes o Prof. Dr. Dieter Rombach, diretor do IESE Fraunhofer Center e Prof. Titular da Universidade de Kaiserslautern; Klaus Weichel prefeito de Kaiserslautern; Michael Wenk, diretor do Pre Park Tecnológico de Kaiserslautern; Wener Weiss, diretor da Agência GmbH; Karl-Heins Dielmann, diretor do Banco CEO Stadtsparkasse; e o Prof.Dr. Manoel Mendonça, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Diretor do Fraunhofer Project Center de Salvador. 

De acordo com Dr. Rombach, foi possível institucionalizar a relação de colaboração já existente entre o Brasil e a Alemanha.”Há muitos anos, temos uma cooperação efetiva entre São Carlos e Kaiserslautern (Alemanha) e, devido ao sucesso da parceria, decidimos intensificar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores”. 

Para o diretor do ICMC e coordenador do INCT-SEC, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, o protocolo de intenção assinado “efetiva a troca de experiência entre alunos, professores e pesquisadores, fortalecendo ainda mais a cooperação acadêmica internacional”. 

Além da visita à Universidade, a delegação esteve, para expandir a rede de colaboração, na Prefeitura Municipal de São Carlos e em algumas das empresas e institutos parceiros do INCT-SEC, entre elas: AGX Tecnologia, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Instituto Inova, Instituto de Estudos Avançados (IEA) e Opto. 

Instituto Fraunhofer no Brasil 

Foi assinado em Salvador, no dia 9, convênio de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti-BA) e o Instituto Fraunhofer para a criação do Centro de Projetos Fraunhofer em Engenharia de Software e Sistemas, que será instalado no Parque Tecnológico da Bahia. 

O evento teve a presença dos professores do ICMC-USP e integrantes do INCT-SEC, Dr. José Carlos Maldonado, Dra. Elisa Yumi Nakagawa e Dr. Paulo Cesar Masiero. Na solenidade foi firmado acordo de colaboração entre os Parques Tecnológicos de Salvador e Kaiserslautern. 

Prof. Dieter Rombach e
Prof. José Carlos Maldonado
De acordo com Mendonça, “estaremos ligados ao Instituto de Engenharia de Software Experimental da Alemanha e começaremos através de visitas de cientistas e empresas alemãs para transmitir ao Brasil o modelo de desenvolvimento de pesquisa aplicado Fraunhofer”. 

O Instituto Fraunhofer é a maior instituição de pesquisa aplicada da Europa atuante há 60 anos em diversas áreas e, no Brasil, terá, inicialmente, o financiamento base do governo do Estado da Bahia e já conta com projetos de pesquisas em andamento. “Ficaremos no Parque Tecnológico de Salvador, com uma área específica junto com a indústria. Uma característica do modelo Fraunhofer é que um diretor é sempre um professor universitário para efetivar a parceria entre universidade e empresa,” explica Mendonça. 

O ICMC-USP e o INCT-SEC são parceiros desta iniciativa que visa, em médio prazo, constituir um Fraunhofer Center na cidade de São Carlos (SP). 

Informações: imprensa@inct-sec.org