sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Robôs e jogos matemáticos surpreendem estudantes na visita ao ICMC

Eles descobriram que a área de ciências exatas pode oferecer inúmeras oportunidades e que as empresas estão ávidas por encontrar profissionais qualificados em computação, matemática e estatística; inscrições para o vestibular da Fuvest começam hoje

Turma conheceu o robô humanoide NAO

Uma viagem rumo à descoberta de uma universidade e de uma profissão. Esse não é o tipo de excursão que as escolas do ensino médio costumam fazer com seus estudantes, mas é por essa experiência que está passando uma turma de 22 alunos do colégio Antonietta e Leon Feffer, de São Paulo. A jornada desses jovens começou na segunda-feira, quando eles embarcaram em um ônibus para conhecer diversas universidades durante uma semana inteira. Depois de percorrerem cerca de 230 quilômetros, chegaram ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

“Eu estava esperando uma apresentação bem seca e me surpreendi com a receptividade dos professores e o acolhimento que tivemos. As demonstrações foram incríveis e tornaram tudo mais didático. Nota mil para o ICMC”, disse a professora Milena Policastro, que acompanhou os estudantes durante a visita ao Instituto.

Além de conhecerem os cursos de graduação oferecidos pelo ICMC durante um bate-papo com o professor Thiago Pardo, a turma se divertiu com os jogos matemáticos e as demonstrações realizadas pela professora Edna Zuffi, do Laboratório de Ensino de Matemática, e se surpreenderam com os robôs apresentados pelo doutorando Adam Moreira e pelo mestrando Daniel Tozadore, ambos do Warthog Robotics. Eles conheceram também o Museu de Computação Odelar Leite Linhares e a Biblioteca Achille Bassi em um tour conduzido pelo professor Fernando Osório. 

“Eu achei interessante porque você fica dentro de uma sala de aula e já tem a experiência de ser um aluno daqui”, contou o estudante Eduardo Fonseca, 17 anos. Ele aprovou as demonstrações realizadas: “É mais difícil compreender só quando a pessoa fala, mas quando você vê fica mais fácil. Eu gostei dos robôs porque sou apaixonado para entender como eles funcionam e os alunos explicaram um pouco sobre os algoritmos que usam”.

Fonseca ficou encantado com os robôs

Fonseca ainda está no segundo ano do ensino médio, mas a visita o fez ter mais certeza de que seu caminho será mesmo a Engenharia de Computação ou a Engenharia Elétrica. Já para a estudante Elisa Zatyrko, 16 anos, a surpresa foi um pouco maior: “Eu achei incrível! Ter visto os robôs foi uma coisa inédita e muito legal. Nunca gostei de exatas, sempre tive muita dificuldade. Mas o jeito que eles mostraram me fez repensar tudo e talvez haja uma possibilidade de eu me dar melhor com essa área”.

No final da visita, realizada na última quarta-feira, 19 de agosto, Osório fez uma recomendação aos estudantes: “Somos apaixonados pelo que fazemos aqui. Acho que vocês devem procurar isso: encontrar uma profissão em que atuem com muito amor. Não escolham somente por causa do salário e da empregabilidade, porque isso costuma ser resultado da paixão que a gente tem pela profissão”. 

As demonstrações realizadas pela professora Edna também surpreenderam os estudantes

Território do Bixo - Os estudantes levaram para casa o guia “Faça parte do futuro” e também foram apresentados ao site Território do Bixo, um espaço virtual lançado recentemente pelo Instituto especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. Eles também descobriram que, a partir deste ano, o vestibular da Fuvest não é a única porta de entrada para a USP. Considerando-se o total de vagas disponíveis nos cursos de graduação do ICMC, 25,67% serão destinadas para quem fizer o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (clique aqui para saber mais). 

As inscrições online para o vestibular da Fuvest 2016 começam nesta sexta-feira, 21 de agosto, e prosseguem até dia 9 de setembro. Para obter mais informações, acesse http://www.fuvest.com.br

Estudantes podem saber mais sobre os cursos acessando www.territoriodobixo.icmc.usp.br

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Território do Bixo: www.territoriodobixo.com.br
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br