quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ICMC participa da 9ª Feira de Profissões da USP de 6 a 8 de agosto

Robôs, jogos eletrônicos e desafios matemáticos vão mobilizar os estudantes que visitarem o estande do ICMC durante a Feira

Demonstrações com robôs estão entre as atrações do estande

Estudantes de ensino médio e vestibulandos terão uma nova oportunidade de conversarem com professores e alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sobre os cursos de graduação oferecidos pela Instituição e receberem orientação na importante tarefa de optar por uma carreira profissional.

 Entre os dias 6 e 8 de agosto, o ICMC participará da 9ª Feira de Profissões da USP, no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), em São Paulo. Realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), a Feira é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever pelo site da PRCEU.

Os estudantes que visitarem o estande do ICMC irão conhecer um robô que é capaz de seguir a luz e foi produzido com uma placa Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. Quem gosta de demonstrações da área de robótica também vai se interessar pelo futebol de robôs desenvolvido pelo Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Já os que adoram jogos eletrônicos poderão se divertir com jogos desenvolvidos pelo Fellowship of the Game (FoG), grupo focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. E os interessados em matemática poderão quebrar a cabeça com jogos e objetos do Laboratório de Ensino de Matemática, como a Torre de Hanói. Haverá, ainda, a distribuição do guia Faça parte do futuro, criado pelo ICMC especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. O material também está disponível online em PDF e no ISSUU.

Novidades - Na edição de 2014, o evento, que faz parte do Programa USP e as Profissões, recebeu cerca de 50 mil visitantes. Neste ano, a feira contará com novidades: os estandes das unidades de ensino e pesquisa da USP estarão organizados por áreas: ciências biológicas, exatas e humanas, com o intuito de facilitar a visitação e a procura pelos cursos. Outras novidades são o Espaço do Educador e o Espaço Difusão de Arte e Ciência.

Durante os três dias, serão realizadas palestras, bate-papos com professores da USP e convidados sobre temas como cursos de graduação e mercado de trabalho. No sábado, dia 8, às 9 horas, o palestrante será o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, a feira representa "um espaço privilegiado de aproximação da Universidade com os jovens estudantes, em especial da rede pública de ensino". Ela explica que, na Feira, os estudantes tomam contato com o conjunto de carreiras que a Universidade oferece, podem fazer testes vocacionais, descobrir as políticas de inclusão que a USP pratica e perceber que a Universidade é possível para todos: "O profundo significado social revela-se quando sabemos que aproximadamente 50% dos alunos da rede pública que prestaram o vestibular da Fuvest tomaram a decisão de fazê-lo na Feira de Profissões”.

USP São Carlos marca presença - Além do ICMC, as outras quatro unidades da USP São Carlos estarão presentes na Feira: EESC, Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

A Relevância da Participação dos Estudantes nos Programas de Inclusão Social da USP é o tema da palestra que o professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC José Marcos Alves apresentará no dia 8, às 16 horas, na Sala 1 do Espaço de Bate-Papo. Os estudantes também terão a oportunidade de obter informações detalhadas sobre os 10 cursos oferecidos pela Escola, conhecer o protótipo do projeto EESC-USP Formula SAE e ver a exposição de carros da EESC-USP Tupã

Além disso, os visitantes do estande do IQSC poderão conhecer o curso oferecido e tirar dúvidas sobre as diferentes atribuições dos engenheiros químicos e dos que cursam o bacharelado em química com ênfase tecnológica ou fundamental. Também poderão participar de experimentos com o intuito de despertar o interesse e mostrar que a química faz parte do nosso cotidiano.

 Além de obter informações sobre o curso oferecido pelo IAU com alunos e professores da unidade por meio de folders e cartazes, os alunos poderão ver uma réplica da Torre Eiffel produzida no Instituto.

O IFSC apresentará diversos experimentos durante a Feira como os que utilizam ondas com luz estroboscópica, dispositivo óptico que permite estudar o movimento contínuo ou periódico de elevada velocidade de um corpo com o objetivo de o fazer parecer estacionário; e os formados por discos de plasma para demonstração de descargas elestroscópicas. Também serão mostrados um protótipo de giroscópio, usado na área de aviação; o freio magnético; representações de modelos de DNA, desenvolvidos pelo Instituto, e o telefone de lata.
A participação da USP São Carlos na Feira conta com o apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão do Campus. "O Grupo entende que a organização conjunta das unidades do Campus facilita a participação em um evento como esse. Inclusive, o estudante quando procura um curso não está apenas interessado nas características da graduação mas em conhecer também o local onde pretende estudar. Dessa forma, a Feira permite que os estudantes adquiram informações sobre a USP São Carlos e as condições para a permanência estudantil no Campus, considerando a cidade como uma opção", afirma o coordenador do Grupo, professor João Marcos de Almeida Lopes, do IAU.

 A Feira de Profissões funcionará das 9 às 17 horas e será realizada no Parque CienTec, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 4.200, na Água Funda (vizinho ao Jardim Botânico e ao Jardim Zoológico), em São Paulo.

Como a Feira é realizada no Parque CienTec, os visitantes também poderão conhecer as atividades oferecidas pelo centro de cultura: o Museu de Meteorologia, a Trilha dos Ecossistemas e do Lago, a Oficina de Solo, o Jardim da Física – Giroscópio e Bicicleta Voadora, o Espaço Geofísica, o Telescópio – Luneta e o Laboratório de Miscroscopia.

Por Suzana Xavier com informações e fotos das Assessorias de
Comunicação da USP, EESC, IAU, ICMC, IFSC e IQSC