sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Participe da Maratona Brasileira de Programação: inscrições até 13 de agosto

Alunos de graduação e pós-graduação da USP em São Carlos que se inscreverem na prova seletiva do ICMC terão a chance de representar o Instituto durante a Maratona Brasileira de Programação

Disputa pelo troféu da Maratona Brasileira de Programação está só começando

Quem quiser fazer parte de um dos times do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que disputarão a próxima Maratona Brasileira de Programação deve se inscrever até 13 de agosto no processo seletivo que ocorrerá no Instituto.

A seleção acontecerá dia 16, das 14 às 19 horas. Nesse dia, os estudantes se divertirão tentando resolver, individualmente, 10 problemas de programação durante, no máximo, cinco horas. Os 12 melhores colocados estarão classificados para formar equipes compostas por três alunos que irão representar o ICMC na etapa regional da Maratona, que acontece no dia 12 de setembro. 

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP, em São Carlos, independentemente do curso em que estejam matriculados. Também é preciso ter iniciado os estudos universitários em 2011 ou posteriormente, levando-se em conta a entrada no primeiro curso de graduação, ou ter nascido a partir de 1992 (confira os critérios neste link). As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/a15d8

Além de todo o aprendizado que a participação em uma maratona de programação propicia aos estudantes, outra vantagem de se tornar um competidor é que a maioria das grandes empresas da área de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, aplicam em seus processos de seleção questões muito similares às que aparecem nas maratonas. Dessa forma, participar das disputas passa a ser também uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Trajetória de sucesso – O melhor resultado já obtido pelo ICMC na competição foi alcançado em 2013, quando uma equipe do Instituto venceu a Maratona Brasileira de Programação, além de alcançar a 69º colocação na disputa mundial. A conquista é fruto de um trabalho que vem sendo realizado no Instituto desde 1996. 

Um dos marcos nessa trajetória de sucesso foi a criação do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) em 2007, o qual realiza, durante todo o ano, treinamentos em laboratório e reuniões semanais.

Quem quiser treinar antes da prova do dia 16, pode resolver exercícios disponibilizados no site SPOJ (https://www.spoj.pl), participar de disputas no CodeForces (http://codeforces.com) e TopCoder (http://topcoder.com). A prova do dia 16 de agosto será realizada no bloco 6 do ICMC, no laboratório 6-303.

Campeõs em 2013 (da esquerda para a direita): Luis, Bianca, Bruno e o técnico Filipe

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP


Mais informações
Site da Maratona de Programação: http://maratona.ime.usp.br/
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/a15d8
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/