quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Programação sem mistério: inscrições abertas no projeto Codifique do ICMC

Quem está no ensino médio ou fazendo cursinho pode se inscrever gratuitamente no curso de programação básica até 1º de setembro

Linguagem JavaScript é o foco das 12 aulas do curso
Um curso gratuito de programação básica oferecido para quem está no ensino médio ou no cursinho e deseja conhecer um pouco mais sobre computação. Este é o projeto Codifique, realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos. 

“Eu gostei bastante do curso, foi bom para me ajudar a decidir cursar Ciências de Computação”, contou o estudante Igor Rodrigues, que participou do Codifique durante o primeiro semestre deste ano. Neste segundo semestre, estão sendo disponibilizadas 40 vagas para o curso e as inscrições podem ser realizadas até 1º de setembro – ou enquanto houver vagas – neste link: icmc.usp.br/e/5dcbd

No total, o Codifique compreende 12 aulas, que acontecem sempre às quartas-feiras, das 16 às 19 horas. O curso começa dia 2 de setembro e ocorrerá no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida Trabalhador são-carlense, 400. 

A quarta turma do projeto: alunos do primeiro semestre de 2015

Trajetória – Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando foi oferecido um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos estudantes, no primeiro semestre de 2014, as aulas passaram a ser focadas na linguagem JavaScript, que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web.

“Eu já tinha interesse em estudar Ciências de Computação e já sabia um pouco sobre programação. Porém, foi no Codifique que tive um contato mais prático com o assunto. Gostei muito do curso e ele aumentou bastante meu interesse pela área de computação”, revelou Guilherme Fernandes, que foi aprovado no no último vestibular da FUVEST no curso de Ciências de Computação no ICMC. 

Fernandes descobriu o Codifique quando estava cursando o ensino médio na Escola Estadual Álvaro Guião, em São Carlos. Foi depois de participar do projeto que ele percebeu o quanto gostava de programação e passou a ter como objetivo ingressar na USP.

Entre os professores que dão aula no Codifique estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto. Segundo esses professores, trata-se de uma oportunidade para adquirir experiência acadêmica, preparando e ministrando as aulas. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do Codifique, que é um projeto de extensão do Instituto.

Guilherme teve certeza de que queria cursar Ciências de Computação no ICMC ao participar do projeto

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Inscrições: até 1 de setembro no link icmc.usp.br/e/5dcbd
Aulas: às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, começando dia 2 de setembro.
Onde: no ICMC, campus I da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400.
Público-alvo: alunos do ensino médio e de cursinho (tanto de escolas particulares quanto públicas) que não tenham experiência em programação e possuam interesse pela área de computação.
Custo: gratuito
Telefone: (16) 3373-9703
E-mail: pet.codifique@gmail.com