segunda-feira, 11 de maio de 2015

Simpósio de Matemática para a Graduação ganha nova logomarca

Vencedor do concurso para escolha da logomarca é aluno do ICMC e se inspirou em um conceito matemático

Alan Cassaro, vencedor do concurso, com a professora Thaís Jordão
Você já ouviu falar na unidade imaginária “i”? Se você é um fã de matemática sabe que essa unidade é compreendida como sendo a raiz quadrada de -1, representada pela minúscula letra “i”. Esse foi o conceito que inspirou o estudante Alan Cassaro, ganhador do concurso realizado para escolher a nova logomarca do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM).

O evento é realizado todos os anos no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. No ano passado, Cassaro e a estudante Natália Porta fizeram um trabalho, submeteram ao Simpósio e apresentaram um pôster. Na época, ele perguntou à colega Natália se conhecia o símbolo que aparecia na logomarca do evento. Ela respondeu que não. “Quando vi a notícia do concurso, eu me lembrei daquela conversa e fiquei motivado a criar algo mais simples, usando um símbolo que qualquer estudante que esteja no início de um curso de matemática possa compreender”, revela o vencedor.

Autodidata, Cassaro aprendeu a usar um editor de desenho vetorial assistindo a um tutorial na internet, consultou o manual de identidade visual do ICMC e colocou sua ideia no computador. Usando as cores que simbolizam o Instituto, azul e laranja, o estudante optou por deixar a unidade imaginária evidenciada por um círculo, que é exatamente o círculo unitário complexo que os matemáticos usam para representar a localização das raízes da unidade no plano complexo.

Nova logomarca destaca a unidade imaginária "i" e o círculo unitário complexo

Na opinião da professora Thaís Jordão, coordenadora da edição 2015 do SiM, a nova logomarca representa o que é o evento. “Nunca tivemos uma identidade visual. A cada edição, a logomarca era alterada. Agora, nossa ideia é construir essa identidade com a proposta vencedora”, explica.

Além de ter seu projeto usado em todas as peças de comunicação visual e de divulgação do SiM, Cassaro recebeu um prêmio em dinheiro no valor de R$ 100,00 e terá direito de participar gratuitamente do Simpósio este ano.

Sobre o SiM - Realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática e Matemática Aplicada do ICMC, o SiM faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento foca a divulgação da matemática no Brasil, especificamente na região central do Estado de São Paulo.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br