terça-feira, 26 de maio de 2015

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social mostra a matemática no cotidiano

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social mostra como conceitos matemáticos estão envolvidos em situações do dia a dia que nem percebemos

José Alberto Cuminato, do ICMC, é o palestrante da próxima quinta-feira

Para alguns profissionais, a matemática pode parecer algo distante, que nada tem a ver com seu cotidiano. Mas a verdade é que essa ciência está envolvida em diversos momentos de nossas vidas e pode ser utilizada em situações que nem imaginamos, como na melhoria da produtividade de empresas e até mesmo em atividades governamentais.

Por isso, na próxima quinta-feira, 28 de maio, a matemática será o tema do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social. O professor José Alberto Cuminato, do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vai mostrar diversos exemplos de situações em que utilizamos essa ciência sem ao menos termos consciência disso. Ele vai explicar, ainda, como conceitos matemáticos bastante sofisticados podem ser utilizados por pessoas leigas sem muita dificuldade.

Cuminato é graduado em Licenciatura em Matemática pela Unesp, tem mestrado em Matemática pela USP e mestrado e doutorado em análise numérica pela Universidade Oxford. Atualmente, é coordenador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, um dos Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O evento será realizado a partir das 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, e marca o encerramento do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social este semestre. A iniciativa voltará a ser realizada em agosto. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site www.cienciaweb.com.br/cienciaeriquezasocial ou pelo telefone (16) 3307.6903.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no ICMC, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.


Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação do IEA
Foto: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação do ICMC

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com José Alberto Cuminato
Quando: 28 de maio, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (16) 3307 6903