quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sala de convivência do ICMC é dedicada à memória de funcionário

Pela primeira vez, Instituto nomeia espaço em homenagem a um funcionário técnico-administrativo; evento também marcou a despedida de quatro funcionários que aderiram ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) da USP

Família do homenageado junto com o diretor do Instituto no descerramento da placa
O cheiro de café invade a sala. Ao lado da porta de vidro da entrada, na parede do lado direito, uma placa reluzente anuncia: sala de convivência Marcos José Pisani. É a primeira vez que um dos ambientes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe o nome de um funcionário técnico-administrativo. 

A história de Marquinho, como era carinhosamente chamado Pisani, que faleceu em julho de 2014, está intimamente ligada a essa sala. Era ali que, nos últimos três anos, todas as manhãs, às 8 horas em ponto, ele esperava pela funcionária Vera da Silva sentado em um dos sofás. O ritual se repetia às 13 horas. Juntos, os dois preparavam o café, que é servido sempre às 9 horas e às 15 horas na sala de lazer, além daquele que é levado aos eventos, às qualificações, defesas e reuniões que acontecem rotineiramente no Instituto. 

“Essa placa simboliza, de maneira distinta e especial para cada um de nós, a permanência do Marquinho conosco. É um justo reconhecimento à dedicação do servidor e companheiro, aos momentos que passamos aqui discutindo aspectos cotidianos do nosso trabalho, o futuro da Universidade, do país, do mundo ou simplesmente compartilhando experiências pessoais”, disse o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, durante a cerimônia de descerramento da placa, que aconteceu na última terça-feira, 12 de maio. 

“Onde ele estiver, deve estar muito feliz, porque ele era apaixonado pelo serviço que fazia aqui. O ICMC era a vida dele”, disse a sobrinha de Marquinho, Eliane Gambin. O funcionário começou a trabalhar no ICMC em maio de 1985 e, um ano depois, foi a vez de Lourdes Souza ser contratada: “Ele me recebeu com muita alegria e me ensinou tudo o que eu tinha que fazer”. Mesmo depois de se aposentar, há quatro anos, Lourdes mantinha constantemente contato com Marquinho. 

Durante a homenagem, o diretor do Instituto destacou: “aqueles que deixam o nosso convívio permanecem conosco indefinidamente através das influências que deixaram em nós”. 

Marquinho dedicou 29 anos de sua vida ao ICMC

Despedida dos recém-desligados – O final da cerimônia foi marcado pela despedida a quatro funcionários recém-desligados, que aderiram ao Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV) da USP: Luiz Paulo Mattas, Maria Alice Soares de Castro, Sonia Maria Moreto Trindade e Valdir de Oliveira Martins.

“Minha história na USP começou no CAASO, fiz extensivo lá”, revelou Maria Alice, que atuava na Seção Técnica de Informática. “O ambiente de trabalho, muitas vezes, faz mais parte da nossa vida do que a nossa família, por isso, deve ser sempre uma experiência boa”, completou.

Maria Alice ressaltou importância de termos um bom ambiente de trabalho

Já a funcionária Sonia, que trabalhava na mesma área, lembrou-se da época em que ministrou cursos de TeX, quando ainda não existiam internet nem computadores no Instituto. “Não era possível fazer buscas via computador, tudo precisava ser descoberto nos livros que tínhamos na biblioteca. Ministrei aulas sobre TeX para 30 turmas”, contou.

Sonia lembrou tempo em que não havia computadores nem internet
Para o motorista aposentado Luiz Mattas, o período em que trabalhou na USP foi marcado por muitas transformações: “A maioria de vocês já viajou comigo. Desde que entrei aqui, foram muitas mudanças. Os carros não tinham nem ar condicionado. Depois, vieram os celulares e a gente foi se adaptando. Mas chega uma época em que não temos mais a mesma agilidade de antes”.

Mattas falou sobre as mudanças ocorridas durante o período em que trabalhou no ICMC
O diretor do ICMC agradeceu aos funcionários pela parceria e dedicação amiga ao Instituto nesses muitos anos de convivência e fez um pedido aos recém-desligados para que continuem presentes nas confraternizações do Instituto e em todas as oportunidades que surgirem.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação ICMC: (13) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br