sexta-feira, 8 de maio de 2015

ICMC realiza primeiro Workshop de Pós-Doutorandos

Pesquisadores apresentaram seus projetos e debateram sobre os recentes avanços científicos nas áreas em que atuam


“O Workshop de Pós-Doutorandos é uma oportunidade ímpar para vocês se encontrarem e conhecerem os trabalhos que seus colegas estão desenvolvendo”. Foi assim que a professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, abriu o evento, que foi realizado pela primeira vez no Instituto. A professora é presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) do ICMC, que apoiou a realização do Workshop. O evento foi uma iniciativa da professora do ICMC Márcia Federson e das pós-doutorandas Carla Rodriguez e Juliana Pimentel, permitindo aos pesquisadores interagirem e divulgarem seus projetos.

O pós-doutorando Carlos Afonso conta que o Workshop proporcionou uma troca de experiências entre as diversas áreas de pesquisa, o que certamente oferece possíveis interações entre os estudos: “Esse encontro é uma oportunidade de enriquecer a pesquisa e trocar experiências com os outros pesquisadores, para que possamos agrupar os trabalhos que estão sendo realizados”. Ele é professor da UNESP e seu trabalho está atrelado à área de Redes Neurais Convolutivas Aplicadas a Processamento de Imagens.

Afonso ressaltou importância da troca de experiências entre pós-doutorandos
O Workshop contou com 30 participantes que se dividiram em duas turmas: uma com pesquisadores que atuam na área de matemática e outra na área de computação. As apresentações orais, que ocorreram no último dia 30 de abril, foram realizadas em dois auditórios do ICMC, Fernão Stella de Rodrigues Germano e Luiz Antonio Favaro, e as apresentações em pôsteres ocorreram no hall da Biblioteca Achille Bassi.

“Esse evento é importante, pois conseguimos ver como a pesquisa está evoluindo na área da matemática. Além disso, pode haver relação entre os trabalhos apresentados, possibilitando que você utilize uma ferramenta de outro pesquisador”, disse a pós-doutoranda Juliana Lima, que pesquisa a área de Teoria de Ordem e Apresentação de Grupos.

Para Juliana, evento possibilitou ver a evolução das pesquisas na área de matemática
Para encerrar o Workshop, após as apresentações, foi realizada uma mesa redonda mediada pela professora Márcia Federson, que contou com a participação dos professores Fernando Osório, Alexandre Delbem e Francisco Rodrigues também do Instituto. No debate, foram discutidas as atividades dos pós-doutorandos dentro da USP e levantadas várias sugestões de melhoria do programa de Pós-Doutorado da Universidade, as quais serão analisadas pela CPq e encaminhadas à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br