terça-feira, 12 de maio de 2015

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social: a beleza de não saber

Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social mostra que o cientista vive entre a alegria de descobrir e a tristeza de não alcançar a verdade absoluta

Elson Longo da Silva é o palestrante da próxima quinta

Descobrir novas formas de melhorar a sociedade em que vivemos é o que move o cientista em universidades e institutos de pesquisa. Embora esses profissionais desfrutem da alegria de conhecer o novo, eles também se deparam com a tristeza de não encontrar a verdade absoluta. Essa realidade dos cientistas será o tema desta semana do ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social.

O palestrante será o professor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara Elson Longo da Silva. Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, o docente publicou mais de 900 artigos em revistas internacionais e desenvolveu cerca de 40 projetos e convênios com os governos estadual e federal. Atualmente, é diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), com sede na UFSCar.

Na palestra intitulada A ciência gerando riqueza para o País, Silva vai mostrar que a Natureza sempre apresenta novos conhecimentos ao cientista, em um labirinto sem fim, e que seu universo abrange a beleza do desconhecido e a modernidade do conhecido.

A palestra será realizada no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, nesta quinta-feira, 14 de maio, às 19h30. A entrada é gratuita e não é necessário se inscrever com antecedência. Mais informações sobre o evento pelo telefone (16) 3307.6903, pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com ou pelo site www.cienciaweb.com.br/cienciaeriquezasocial.

Sobre o ciclo de palestras – Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação IEA

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Elson Longo da Silva
Quando: 14 de maio, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)
Quanto: entrada gratuita