Engenheiro de software responsável pela implementação da nova plataforma
é aluno do curso do Sistemas de Informação do ICMC
Equipe do Cidadera busca construir pontes entre prefeituras e cidadãos |
Falta de água, alagamentos, calçadas
em mau estado, postes queimados, mato alto, buraco no asfalto, lixo e entulho
jogados na rua: as reclamações postadas pelos cidadãos na internet parecem não ter
fim. Preocupados com a questão, um grupo criou uma plataforma gratuita para que as prefeituras possam responder a mais de oitenta tipos de reclamações da população. Um aluno do Instituto de
Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e ex-alunos da UFSCar são os responsáveis pela iniciativa.
"O que buscamos com isso é
facilitar o trabalho das prefeituras e entregar aos gestores uma visão
estratégica para a tomada de decisões. Os gestores têm acesso aos detalhes da demanda incluindo relatos, fotos e a localização no mapa da cidade, adquirida pelo GPS do celular do reclamante", explica o aluno do ICMC José
Victor Bueno, 28 anos, engenheiro de software responsável pela implementação da
ferramenta.
A ideia surgiu em decorrência de outro
projeto lançado pelo grupo em 2013, o Cidadera, que é composto por um site e um
aplicativo para o mapeamento colaborativo de problemas urbanos. Atualmente, o Cidadera
é uma startup (empresa nascente de tecnologia) e em sua base de dados há cerca
de dez mil reclamações em aberto. "Inicialmente, criamos um serviço na
internet para os cidadãos exporem suas reclamações publicamente, principalmente
aquelas que não foram atendidas pelos canais oficiais", conta Victor Morandini
Stabile, idealizador do Cidadera e diretor de tecnologia. "À medida que os
meses passaram e o número de reclamações publicadas aumentou, prefeituras
começaram a entrar em contato. Percebemos que muitas delas gostariam de atender
melhor seus cidadãos na internet, mas não sabiam como", acrescenta.
A demanda levou a equipe a
construir uma ferramenta voltada especificamente para os órgãos municipais.
"Agora, atendemos os dois lados: de um deles está o cidadão, que tem suas reclamações
ouvidas e, do outro, colaboramos com o gestor municipal, centralizando e
organizando as demandas", comenta Bueno.
Para utilizar o canal e responder
às reclamações dos cidadãos, as prefeituras devem acessar o site do serviço (http://cidadera.com/prefeituras) e
fazer o cadastro, que é gratuito. Já os cidadãos que querem expor suas
insatisfações podem usar tanto o site Cidadera (http://cidadera.com)
quanto o aplicativo, disponível para download também gratuitamente.
Diferencial na formação - Na opinião de Bueno, a formação teórica
sólida oferecida pelo curso de Sistemas de Informação do ICMC foi fundamental para o desenvolvimento da plataforma. “Os alunos que se formam na USP têm um diferencial: desenvolvem a capacidade de aprender sozinhos, tornando-se autodidatas. Por isso, somos capazes de aprender rapidamente a utilizar as ferramentas empregadas no
mercado, as quais se alteram constantemente”, afirma.
O aluno do ICMC ingressou no
projeto Cidadera no segundo semestre de 2014, quando fez o segundo estágio
obrigatório previsto na grade curricular do curso. Foi nesse tempo que passou a
desenvolver a plataforma voltada às prefeituras. Durante o primeiro
estágio obrigatório, no primeiro semestre de 2014, Bueno desenvolveu um site de
conteúdo para web na Sanca Ventures, uma aceleradora de startups de São Carlos.
Foi lá que conheceu a equipe do Cidadera.
“Costumo dizer que a computação é
a pedra lascada moderna porque é uma ferramenta que está presente em tudo no
mundo. Por isso, há um campo de trabalho muito amplo para ser explorado. Em São
Carlos, particularmente, há muitas empresas para estagiar”, conclui o aluno.
Mais informações
Contatos Cidadera: cidadera@cidadera.com ou (16) 3412.8349
Assessoria de Comunicação do ICMC:
comunica@icmc.usp.br ou (16)
3373.9666