segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Curso gratuito no ICMC sobre automatização de teste de software recebe inscrições até 23 de janeiro

Crédito: Nilton Júnior - ArtyPhotos

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Automatização de teste de software com ênfase em teste de sistema, a ser realizado de 2 a 6 de fevereiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso acontecerá no LAB-7 (sala 6-305) das 9 às 11 horas e das 14 às 18 horas. 

São oferecidas 30 vagas, abertas a todos os interessados. As inscrições são gratuitas devem ser feitas por meio do formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/a1d33 até o dia 23 de janeiro, ou enquanto durarem as vagas.

O objetivo do curso é apresentar os conceitos básicos de teste de software, as técnicas e critérios de teste mais conhecidos, e como tais critérios podem ter apoio automatizado visando a redução de custo e enganos cometidos pela intervenção humana no processo. Os ministrantes são Auri Vincenzi, docente da Universidade Federal de Goiás, e Márcio Delamaro, professor do ICMC.

O evento é promovido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), sediado no ICMC. 


Programa do curso:
  • 1° encontro: teste exploratório; teste no escopo abrangente; ferramentas de captura e reprodução (Capture & Playback); aplicação de teste exploratório; teste de aplicações web; visão geral; hands-on (Selenium e Sikuli);
  • 2° encontro: teste de aplicações móveis; visão geral; hands-on (Cucumber-JVM, JUnit e Robotium); 
  • 3° encontro: teste de segurança; visão geral; vulnerabilidades; tipos de ataques e formas de prevenção; hands-on (Havij – Advanced SQL Injection Tool);
  • 4° encontro: teste de sistema e cobertura de código; combinando teste de sistema e cobertura de código; hands-on (Selenium, Sikuli, Emma);
  • 5° encontro: avaliação das técnicas do curso em relação ao TMMi.

Referências bibliográficas: 
  • Delamaro, M. E.; Maldonado, J. C. & Jino, M. Introdução ao Teste de Software Elsevier, 2007. 
  • Whittaker, J. A. Exploratory Software Testing: Tips, Tricks, Tours, and Techniques to Guide Test Design Addison-Wesley Professional, 2009. 
  • Wynne, M. & Hellesoy, A. The Cucumber Book: Behaviour-Driven Development for Testers and Developers Pragmatic Bookshelf, 2012.


Mais informações:

Formulário para inscrições: www.icmc.usp.br/e/a1d33

Serviço de Apoio Acadêmico
Tel. (16) 3373-9146

Assessoria de comunicação do NAPSoL
Tel. (16) 3373-8171