quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mestrado profissional em matemática é avaliado com nota máxima pela CAPES


O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) recebeu nota 5, a máxima para programas que tenham apenas mestrado, na última avaliação trienal realizada pela Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.

O programa é realizado em todo o território nacional por uma rede de instituições de ensino superior e oferece mais de 1,5 mil vagas. Na USP, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) é responsável pelo PROFMAT que, além de São Carlos, conta com pólos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na capital. O programa oferece 20 vagas anuais em cada um desses pólos, sendo 16 delas exclusivas para professores da rede pública.

Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pelo Ministério da Educação, o PROFMAT tem por objetivo aprimorar a formação profissional dos professores de matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública. No último edital foram oferecidas mais de 1,5 mil vagas em todo o país, sendo 80% delas reservadas para professores das redes públicas. Os professores com esse perfil aprovados no processo seletivo têm direito a bolsa de estudos da CAPES no valor mensal de R$ 1,5 mil durante dois anos, condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre.

----
Mais informações:

Site do programa: www.profmat-sbm.org.br
PROFMAT no ICMC: www.icmc.usp.br/e/3e735

Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Telefone: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br