segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

ICMC abre inscrições para o Curso de Verão da Maratona de Programação

Evento acontece de 9 a 20 de fevereiro e contará com aulas teóricas pela manhã e competições simuladas à tarde

Curso será ministrado por um dos campeões
da Maratona Brasileira de Programação

Ele fez parte da equipe que conquistou a primeira colocação na Maratona Brasileira de Programação em 2013. Também esteve na Rússia, em 2014, participando da Maratona Mundial de Programação (International Collegiate Programming Contest – ICPC) e conseguiu, junto com sua equipe, ficar entre os 69 melhores times do mundo. Agora, o desafio de Luís Fernando de Abreu é outro: transmitir seus conhecimentos para outros estudantes durante a Escola de Verão 2015 da Maratona de Programação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O evento acontece de 9 a 20 de fevereiro e contará com aulas teóricas pela manhã, ministradas por Abreu, e competições simuladas à tarde, tanto individuais quanto em equipe. Cada uma dessas atividades será seguida por discussões sobre o conjunto de problemas proposto, estratégias de resolução e também conceitos básicos interessantes na resolução de problemas. 

Aberto a estudantes de qualquer curso de graduação, há 50 vagas disponíveis. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico (icmc.usp.br/e/51530) até 6 de fevereiro e a taxa é de R$ 20,00 para quem efetuar o pagamento antes de 9 de fevereiro, por meio de depósito bancário, ou R$ 25,00 para quem pagar no primeiro dia do evento. Os dados referentes ao depósito bancário estão disponíveis no formulário de inscrição.

Essa é a segunda edição do curso, que é uma iniciativa do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) do ICMC. Criado em 2007, o Grupo realiza, durante todo o ano, reuniões semanais e treinamentos em laboratório. Os membros do GEMA contribuirão com o curso, fornecendo todo o apoio necessário. Quem também estará presente no evento é a outra campeã da Maratona Brasileira de Programação, Bianca Oe, colega de equipe de Abreu.

Vantagens de participar – Qual vantagem um estudante tem ao participar de uma maratona de programação? Quem participa desse tipo de competição costuma relatar que passa a ficar mais fácil e prazeroso estudar. Além disso, a maioria das grandes empresas da área de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, aplicam em seus processos de seleção questões muito similares às que aparecem nas maratonas de programação. Dessa forma, participar das disputas passa a ser também uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Não é à toa que os três membros da equipe do ICMC que foram à Rússia em 2014 carregam a marca do Google ou do Facebook em seus currículos. Todos eles se formaram em 2013. Abreu estagiou durante três meses no Facebook em Palo Alto, nos Estados Unidos e, atualmente, faz mestrado no ICMC. Bianca Oe também é mestranda no Instituto e estagiou três meses no Google, em Mountain View, nos Estados Unidos. Enquanto Bruno Adami passou sua temporada de estágio no Google em Nova York e, hoje, trabalha no escritório da empresa em Londres. Outros membros do GEMA também receberam propostas de estágio na Google.

Equipe vencedora da Maratona Brasileira de Programação em 2013 foi composta
por
Bruno, Bianca e Luis (sentados, da esquerda para a direita). Eles contaram com
o apoio do professor Gustavo Batista e do técnico Filipe Nascimento (em pé).

Mais informações
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/51530
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br