terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Global Game Jam São Carlos recebe inscrições até 10 de janeiro

ICMC será uma das sedes da maratona anual de programação de jogos

Participantes da edição de 2014 (crédito: Ludo Educativo)

Estimular o interesse pela indústria de jogos eletrônicos e promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais que já atuam nesse mercado é o objetivo do Global Game Jam, evento que acontecerá ao redor do mundo entre os dias 23 e 25 de janeiro. Uma das sedes (chamadas de Jam Sites) será o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente até o dia 10 de janeiro pelo site http://ggj.fog.icmc.usp.br.

A maratona é voltada para desenvolvedores de jogos, amadores ou profissionais, que terão a oportunidade de criar um game completo em apenas três dias. Esse jogo deve ser desenvolvido em grupos, definidos de acordo com o interesse de cada participante a partir de temas pré-definidos. "Um dos benefícios é que, em apenas três dias, é possível que cada participante adicione ao seu currículo e portfólio um jogo finalizado e publicado mundialmente" afirmou Matheus Soares, um dos organizadores locais. 

É desejável que se tenha conhecimentos em programação, uso de engines ou habilidades artísticas. No entanto, cada participante é livre para escolher as ferramentas que irá utilizar, desde que possua licença para tal. Mais detalhes sobre as regras estão no site oficial do Global Game Jam. 

A edição de 2014 reuniu participantes de 73 países, distribuídos em 488 sedes. No ICMC, o evento é promovido pelo Fellowship of the Game (FoG), grupo de desenvolvimento de jogos formado por alunos do Instituto. Já o evento global é um projeto da International Game Developers Association. "O FoG tem a honra de ser uma das poucas sedes que hospeda esse evento no Brasil, contando com a participação desde alunos de graduação, professores até pessoas de fora da universidade", concluiu Soares.


Mais informações 
Site do Global Game Jam São Carlos: http://ggj.fog.icmc.usp.br/
Site oficial do evento: http://globalgamejam.org/
Contato: fog@icmc.usp.br