sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Projeto desenvolvido em parceira entre ICMC e Laboratório Nacional de Luz Síncrotron oferece bolsa de pós-doutorado

Candidato aprovado na seleção atuará na área de reconstrução de imagens em tomografias e receberá uma bolsa mensal de R$ 6.143,40


Uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, resultou em um projeto de pesquisa voltado para a reconstrução de imagens tomográficas, demandando a atuação de um pós-doutorando.

O pesquisador selecionado atuará no LNLS, em Campinas, sob a supervisão do professor Elias Helou, do ICMC, e a co-supervisião do pesquisador Eduardo Miqueles, do Laboratório. O objetivo do projeto é desenvolver um software otimizado de alta qualidade, empregando o estado da arte no que se refere a algoritmos rápidos para a reconstrução tomográfica iterativa.

Como pré-requisito, os candidatos devem ter doutorado ou equivalente – nesse caso, é preciso já ter apresentado a tese de doutorado no momento da candidatura à vaga – em matemática computacional ou área relacionada. É necessário, ainda, ter boas habilidades em programação nas linguagens C/C++, assim como vasto conhecimento em implementação numérica de algoritmos. Também é desejável que o candidato possua conhecimento em programação paralela massiva em GPGPUs.

Para participar da seleção, basta enviar, até 23 de setembro, um e-mail para o pesquisador Miqueles (eduardo.miqueles@lnls.br), anexando um único arquivo em PDF com os seguintes documentos: uma carta explicando os motivos que levam o candidato a crer ser adequado para a vaga; currículo, incluindo a lista completa de publicações; uma declaração sobre as áreas de interesse de pesquisa; dois contatos para obtenção de referências.

O candidato selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 6.143,40 por mês e poderá começar a atuar no projeto a partir de novembro. A bolsa é válida até julho de 2015, podendo ser renovada por mais dois anos.

Mais informações