sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Escola Avançada de Teste de Software promove interação entre academia e indústria em Manaus

Reunir pesquisadores, nacionais e internacionais, e profissionais da área para promover a capacitação de recursos humanos e possibilidades de cooperação acadêmica e industrial no contexto de teste de software. Estes foram os objetivos da Escola Avançada de Teste de Software (EATS), que ocorreu de 13 a 15 de agosto, no Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O teste de software é uma das atividades do processo de desenvolvimento de software e procura revelar a presença de defeitos no produto, durante a sua execução. Desta forma, o evento promoveu debates e a troca dos níveis de conhecimento e experiência da área.

Conforme um dos coordenadores do evento, Arilo Neto, a junção dos elementos academia e empresa contribui para aproximação e fortalecimento dos ambientes. “Isso colabora para o avanço nas pesquisas uma vez que as empresas tiveram um espaço para destacar seus desafios atuais e inovações e a academia pôde apresentar um pouco do estado da arte”, afirma.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL), sediado no ICMC, e da EATS, José Carlos Maldonado, a atividade de teste de software é importante para a produção de software de alta qualidade e competitividade. “A disponibilização de ferramentas de teste de software livre, de material didático livre e a coleta de evidências da efetividade e eficiência das técnicas, critérios e ferramentas de teste podem facilitar e aprimorar a atividade nas empresas e na formação de recursos humanos”.

Dentre os destaques, no painel industrial, foi abordada a relação entre academia e empresa tendo como participantes pesquisadores brasileiros, internacionais e representantes da indústria nacional que estabeleceram os cenários de atuação.

Conforme o professor José Reginaldo Carvalho do IComp “o desenvolvimento através da PD&I só é possível através da apresentação de grandes desafios àqueles que estão motivados e qualificados para resolvê-los”.

“A EATS promoveu o diálogo com a indústria o que é crucial para que sinergias possam ser identificadas e que, certamente, resultará em parcerias em longo prazo, completa Carvalho.

A capacitação de profissional para a demanda empresarial é um desafio a ser enfrentado no país. “No Amazonas é ainda mais intenso e, por isso, o evento pôde contribuir para a captação de recursos humanos por meio de minicursos e palestras”, explica Neto.

Os participantes, além da troca de experiências, interagiram com pesquisadores e empresários da área de Tecnologia da Informação (TI). Para a estudante de Sistemas de Informação, Kariny Marques, o evento possibilitou o conhecimento de novas direções para área de atuação. “O contato com os principais pesquisadores e os profissionais da área ajudou a adquirir conhecimento e estabelecer networking”.

Já para o estudante Jonathas dos Santos, o evento aproximou a realidade do mercado na academia. “O evento forneceu uma visão prática da área de testes, mostrando o quanto ela é essencial para o alcance do melhor padrão de qualidade dos nossos produtos de software. É importante perceber o quanto a indústria de software tem buscado garantir essa qualidade”.


Por Flávia Cayres da Assessoria de Comunicação do NAP-SoL