sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prêmio Gutierrez 2014: cerimônia reconhece jovens pesquisadores em matemática

Melhores teses de doutorado em matemática foram premiadas em evento realizado no ICMC

Da esquerda para a direita: Jutuca, Tahzibi, Martins e Horita

A cerimônia de entrega do Prêmio Gutierrez 2014 aconteceu na última segunda-feira, 1º de setembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a iniciativa premia a cada ano a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior.

O vencedor desta edição foi Leonardo Tadeu Silvares Martins, por sua tese de doutorado On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian. “Receber essa premiação é extremamente motivador. Vai fazer uma grande diferença na minha carreira”, afirmou Martins durante a cerimônia. Ao saber que havia sido premiado, o professor ficou surpreso: “Quando desenvolvemos uma pesquisa na pós-graduação, ficamos tão focados na busca por resultados que não conseguimos avaliar a qualidade do trabalho realizado. Ao receber um reconhecimento como esse, passamos a acreditar no que produzimos”, completou. 

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Martins concluiu o Bacharelado em Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2002, onde finalizou o mestrado em 2004. Após iniciar o doutorado no IMPA e cursar disciplinas, ele se afastou do meio acadêmico. Recomeçou o doutorado em 2008 na UFF, orientado pelo professor Detang Zhou, a quem agradeceu por todo o apoio recebido. “Meu retorno ao doutorado se deu em grande parte devido ao professor Zhou”. 

Martins também agradeceu à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde leciona desde 2010, por possibilitar que conciliasse a docência com a conclusão de seu doutorado. O reitor da UNIRIO, Luiz Pedro San Gil Jutuca, também compareceu à cerimônia de premiação no ICMC.

Estímulo à pesquisa em matemática – “Esperamos que esse reconhecimento sirva de estímulo para a busca constante do aumento da qualidade das pesquisas na área de matemática”, afirmou o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho.

Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, Ali Tahzibi, explicou que o reconhecimento nas áreas de ciências básicas costuma ser, de fato, demorado, sendo essa uma das magias dos trabalhos científicos. “Daí a importância deste prêmio: trazer reconhecimento aos pós-graduandos em um país onde a pós-graduação é cada vez mais forte e pujante”, disse Tahzibi. Segundo ele, a cada ano, aumento o número de teses inscritas no prêmio e há cada vez menos pesquisadores para assessorar na avaliação dos trabalhos, pois estão orientando um dos concorrentes. 

“Gostaria de enaltecer a relevância dessa iniciativa de premiação: ainda somos muito tímidos no Brasil em reconhecer nossos pesquisadores”, declarou o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Vanderlei Horita. 
Presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICMC, Agma Traina,
ao lado de Nolasco, Horita e Tahzibi
Menções honrosas  Houve reconhecimento também a três outras teses, que receberam menções honrosas. Entre elas está o trabalho Desigualdades do Tipo Trudinger-Moser para uma classe de espaços de Sobolev, de José Francisco Alves Oliveira, realizado na Universidade Federal de Pernambuco, sob a orientação do professor João Marcos Bezerra de Ó. A outra menção foi para Ana Maria Menezes de Jesus, por sua tese Minimal and constant mean curvature surfaces in homogeneous 3-manifolds, defendida no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) sob a orientação do professor Harold Rosenberg. Já a última menção honrosa ficou com Marianna Ravara Vago, pela tese Brunella’s local Alternative, desenvolvida em regime de cotutela entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidad de Valladolid, na Espanha, sob orientação de Márcio Gomes Soares e Felipe Cano Torres.

Oliveira recebendo o prêmio entregue por Horita
Sobre o Prêmio Gutierrez  Realizado desde 2009, o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que veio ao Brasil em 1969, onde se titulou mestre e doutor em Matemática pelo IMPA. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia. Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP.
Créditos das fotos: primeira, Neylor Fabiano; segunda, Reinaldo Mizutani; terceira, Denise Casatti.

Mais informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Telefone: (16) 3373.9638